Notícias

Expansão

Curso para mulheres inicia as atividades do IFF em Magé

por Mônica Athayde Comunicação Social da Reitoria publicado 28/04/2025 19h10, última modificação 28/04/2025 19h12
Com uma turma formada por cerca de 20 mulheres, a aula inaugural do Programa Mulheres Mil do IFFluminense marca o início das atividades do futuro Campus Magé.
101  Aula Inaugural IFF (1).JPG

As primeiras alunas do IFF em Magé

  "Eu espero que curso me ajude a ter mais autonomia na minha vida profissional e empoderamento como mulher. Tenho certeza que ao terminar vou me considerar vencedora! ", com essa frase, Francine Jandre, uma das alunas da primeira turma de um curso do IFF no município de Magé, resumiu sua expectativa sobre o curso de assistente administrativa do Programa Mulheres Mil. 

  Assim como ela, cerca de 20 mulheres participaram da cerimônia da aula inaugural que aconteceu no último sábado (26/4), na Escola Municipal Comendador Délio Pereira Sampaio, e contou com a presença do reitor do IFF, Victor Saraiva, a Secretária de Educação do município de Magé, Sandra Helena Garcia, as coordenadoras do Programa Mulheres Mil Thaís Romano e Maíra Cardoso, além de servidores de ambas as instituições.

  Na primeira atividade intitulada "Mapa da Vida", as novas estudantes participaram de uma dinâmica onde puderam se conhecer, relatar suas experiências e expectativas para o futuro. Esse é o primeiro de outros cursos de formação inicial e continuada que o IFF começará a oferecer nas escolas municipais até a construção do novo campus, graças a uma parceria com a prefeitura de Magé.

   A expectativa é que as obras se iniciem já no mês de maio, com previsão de 18 meses para entrega do novo campus. "O intuito é que a obra termine em um ano e meio, no entanto, estamos trabalhando para que essa previsão seja menor para que os munícipes de Magé consigam estudar no novo campus o quanto antes", explica Victor Saraiva, reitor do IFF.

  Para a secretária de Educação de Magé, Sandra Helena, ter cursos técnicos e superiores no futuro Campus Magé irá melhorar a oportunidade de formação dos cidadãos do município, já que atualmente muitos precisam se deslocar para outras cidades para conseguir estudar. "É um sonho que, na verdade, agora já é uma realidade bem próxima pra gente: ter uma instituição federal dentro do município promovendo mais oportunidade e qualidade na educação", ressalta Sandra. 

 Essa é a primeira turma do curso de assistente administrativa que além de abordar conteúdos técnicos como: matemática básica aplicada ao cotidiano, fundamentos de administração, informática aplicada, identidade visual e marketing nas redes sociais, gestão de pessoas e etc., também visa fortalecer a autonomia e o protagonismo feminino. As interessadas devem ficar atentas pois o planejamento é a abertura de mais turmas, não só do Mulheres Mil, mas de outros cursos FIC.

 

O PROGRAMA MULHERES MIL

  O Programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade, desenvolvido com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.