Escola de Formação

Curso para novos servidores chega a sua 6ª edição com 50 participantes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/05/2021 18h38, última modificação 31/08/2023 13h02
Curso de Formação para Novos Servidores será ministrado online, até julho.
Curso para novos servidores chega a sua 6ª edição com 50 participantes

50 servidores que ingressaram na instituição entre 2019 e 2021 participam da turma (Arte: Lionel Mota).

Já estão em andamento as aulas da 6ª turma do Curso de Formação para Novos Servidores, iniciadas em 10 de maio, com a participação de aproximadamente 50 cursistas: servidores que ingressaram entre 29/10/2019 a 03/05/2021. O curso é obrigatório para este público, mas é facultativo aos servidores recentemente redistribuídos para o IFF e que já tiveram o período de estágio probatório concluído.

Ministrado à distância, pela plataforma Moodle da Escola de Formação, o curso terá a carga horária de 100 horas, contando com dois momentos de encontros ao vivo, pelo Google Meet. Entre os temas a serem abordados, estão: A EPT e os Institutos Federais; Principais funcionalidades dos sistemas Suap e Sipege; Direitos e deveres do servidor. As aulas seguem até julho de 2021, com sete módulos ao todo.

"O Curso de Formação para Novos Servidores proporciona a ampliação dos conhecimentos a respeito das especificidades do serviço público e do papel do servidor enquanto profissional de uma instituição de formação profissional, científica e tecnológica, ao mesmo tempo em que busca contribuir com a integração do novo servidor ao ambiente organizacional, fazendo despertar o sentimento de pertencimento ao IFF”, considera Thaís Corrêa Borges de Almeida, coordenadora da Escola de Formação.

Desde 2016, o curso já foi ofertado a cerca de 800 servidores do Instituto, entre docentes e técnico-administrativos. A servidora Patrícia Gon Corradini, que ingressou na instituição em janeiro de 2021, conta que as aulas estão sendo bem informativas, fazendo refletir sobre o seu papel como servidora.

“Acredito que o curso auxiliará na minha formação profissional, principalmente por me ambientar com a estrutura da educação profissional e tecnológica. Quero aproveitar o curso para refletir sobre minha prática docente e sobre a ética no serviço público, entender mais sobre os diferentes papéis que o IFF apresenta, de maneira que eu possa contribuir para uma educação pública de qualidade. Além disso, espero entender melhor os procedimentos nas plataformas Suap e Sigepe”, destaca Patrícia que atua como professora no Campus Itaperuna.

Roberto da Silva Lanes Filho já era servidor técnico-administrativo do IFF desde 2011, mas ingressou no cargo de professor em 2020, no Campus Santo Antônio de Pádua e, por isso, participa da 6ª turma. Segundo ele, mesmo não sendo tão novo na casa “o curso tem trazido contribuições importantes. No módulo II tivemos contato com ferramentas do nosso dia a dia, como Suap, Sigepe e o SouGov, momento em que, mesmo estando familiarizado com algumas das ferramentas, foi possível aprender coisas novas”, conta, acrescentando que “até o momento o curso tem se mostrado uma importante ação de socialização dos servidores, um instrumento que permite conhecer melhor a cultura do IFF e seu papel de não apenas formar profissionais tecnicamente hábeis, mas profissionais conscientes e críticos”.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!