Delegação Mexicana vem ao IFF para visita técnica

por admin publicado 05/08/2010 16h20, última modificação 31/08/2023 12h46
Instituto amplia cooperação internacional e vai exportar conhecimento e expertise na área de Telecomunicações, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação.

Na próxima semana, representantes do México vão passar três dias em Campos para uma visita detalhada ao IF Fluminense. A instituição vai participar do projeto da Agência Brasileira de Cooperação intitulado “Apoio ao Fortalecimento da Educação Técnica e Profissional do México nas áreas de Aeronáutica, Energias Renováveis, Telecomunicações e Educação a Distância”.

O IFF foi escolhido pela qualidade dos cursos técnico e superior de tecnologia oferecido na área de Telecomunicações. O Instituto foi procurado em julho de 2009, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (SETEC), tendo em vista a expertise na temática Telecomunicações.

Os representantes do México irão identificar conhecimentos específicos sobre fundamentos pedagógicos e metodológicos do ensino e conhecer a estrutura física do curso, além dos perfis profissionais e estrutura curricular.

A reitora do IF Fluminense, Cibele Daher, destaca a satisfação do instituto em participar de mais um projeto. “Vemos que a cooperação internacional está se fortalecendo na instituição de uma maneira positiva, através da troca de experiências, agora também com o México. Já temos relações com Angola, com os EUA (Houston College) e em breve com os Colleges do Canadá”, destaca Cibele se referindo a uma missão do MEC que ela participou em junho deste ano, para visitar a Associação dos Community Colleges do Canadá (ACCC).

Além da área de Telecomunicações a cargo do IF Fluminense, o projeto conta com as áreas de Aeronáutica (IF-SP) e Energias Renováveis (IFMA, IF Sul de Minas).

O objetivo do projeto com o México é contribuir para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica desse país, por meio do aprimoramento da qualidade da oferta, das metodologias de ensino e dos recursos didáticos, em especial no que se refere à educação à distância, além de compartilhar as experiências brasileiras em metodologia, recursos didáticos e operacionalização de cursos.

O primeiro contato da Agência Brasileira de Cooperação, através do MEC/SETEC com o Instituto Federal Fluminense foi em 2009. Nessa época, a então Pró-reitora de Ensino, Romilda Suinka, e o então Gerente Educacional da área de Telemática, Anthone Mateus Magalhães Afonso, forneceram dados do curso para uma apresentação do MEC no México, quando foi firmada a participação do IF Fluminense.

Ampliar sua área de atuação, principalmente no exterior, é uma das principais metas do Instituto. Tanto que desde o início deste ano está em funcionamento um escritório de cooperação, com o objetivo de executar, divulgar projetos e representar o Instituto em todas as suas ações ligadas aos assuntos nacionais e internacionais.

De acordo com a Coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional, Maria Inês Albernaz, inserir o IF Fluminense ainda mais no cenário internacional é uma das principais missões do escritório. “Temos a missão de promover a interação com instituições de ensino e pesquisa no exterior, articular contatos com instituições internacionais, incentivando o professor-pesquisador e os alunos a se mobilizarem academicamente por meio de intercâmbio com instituições conveniadas, promovendo a formação acadêmica mais completa”, comenta.

As principais funções do escritório são: promover a integração do Instituto Federal Fluminense com organismos e instituições de ensino internacionais, apoiar e programar acordos de cooperação técnica, científica e cultural, viabilizar o intercâmbio de estudantes dos ensinos técnicos, graduação e pós-graduação e de servidores do Instituto, além de viabilizar programas que possibilitem à comunidade educacional a troca de experiências culturais e o aperfeiçoamento em idiomas estrangeiros.

O primeiro projeto Internacional do Instituto foi o Angola Brasil assinado em 2008, no Rio de Janeiro. O objetivo do acordo é oferecer uma consultoria de ensino em cursos da área de construção civil para profissionais angolanos que vão atuar em cinco centros de formação profissional que estão sendo instalados na capital da Angola, Luanda, e nas províncias de Benguela, Huambo, Malanje e Zaire. A escolha do IF Fluminense foi feita após uma pesquisa com instituições de todo o país. Em outubro de 2006, o vice-ministro de obras públicas da Angola, José Ferreira, esteve no Brasil para conhecer as instalações da instituição e a qualidade do corpo docente, além da infra-estrutura.

O IFF é responsável pela capacitação de professores, funcionários, elaboração do projeto pedagógico, gerenciamento de ensino, além de orientação para montagem e treinamento operacional de todos os laboratórios dos Centros angolanos. O instituto realiza uma transferência de conhecimento e tecnologia para esse país.

O Instituto também está negociando com o Parceria entre HCC (Houston Community College) IFF na criação do ICELT (Internacional Center for Education Languages and Technologies), que vai possibilitar intercâmbio de alunos e professores para aprendizagem e aperfeiçoamento de Línguas.