Novo Portal

Diretoria de Tecnologia da Informação lança Portal de Eventos do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/07/2019 11h35, última modificação 31/08/2023 12h54
Plataforma possibilita que servidor responsável possa gerenciar seu evento, desde a criação do site até a emissão dos certificados de participação.
Diretoria de Tecnologia da Informação lança Portal de Eventos do IFF

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) lançou o Portal de Eventos do IFFluminense, plataforma que agregará todos os eventos do Instituto em um só lugar. O portal traz como diferencial a possibilidade do servidor gerenciar seu evento acadêmico, desde a criação do site até o credenciamento e a emissão de certificados para os participantes.

Disponível no endereço eventos.iff.edu.br, o Portal de Eventos proporcionará maior autonomia para os servidores. “Os responsáveis pelo evento poderão gerenciá-los de forma simples e intuitiva na plataforma, sem a necessidade de solicitar ao setor de Tecnologia da Informação (TI) a criação de páginas e de esperar os prazos que eram necessários para o desenvolvimento do site”, explica a servidora do Escritório de Governança e Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rebeca Campanha.

A plataforma desenvolvida pela DGTI, com layout produzido pela Programação Visual da Diretoria de Comunicação, conta com diversos recursos para criação da página e gerenciamento do evento, como inscrição online, credenciamento, submissão de trabalhos e emissão de certificados. “O site tem sessões que podem ser customizadas pelo administrador do evento, com inclusão de banner com o layout do evento e criação de outras páginas com informações da programação, contato, comissão organizadora, normas para submissão de trabalhos, além de informações gerais sobre transporte e hospedagem”, destaca Rebeca, acrescentando que, durante a execução do evento, o responsável pode credenciar os participantes e, no final, emitir os certificados.

Após a emissão dos certificados pelo administrador do evento, o participante receberá, por e-mail, o link para sua retirada. O certificado terá um código de autenticação e um QR Code, que direcionará para o Portal de Eventos, onde qualquer pessoa poderá verificar a sua autenticidade.

Para o público em geral a ferramenta permitirá o conhecimento de todos os eventos que estão sendo realizados e que ainda acontecerão no IFF, e se estão com inscrições abertas para participação ou submissão de trabalhos. “Além disso, uma vez realizado o cadastro no Portal de Eventos, o usuário poderá se inscrever em qualquer evento do IFF, apenas com o CPF e senha, sem a necessidade de se cadastrar novamente”, ressalta Rebeca.

O diretor da DGTI, Ronaldo Amaral, destaca que o sistema foi idealizado para atender uma demanda recorrente do Instituto. “Buscamos simplificar a oferta do serviço de criação de Portais de Eventos e criar mecanismos que possibilitam a organização das informações dos eventos que ocorrem no IFF".

Criação do site – antes de criar o site do evento, o responsável deve solicitar a aprovação da Direção de Extensão do seu campus pelo Suap. Após a aprovação, o servidor poderá acessar a área de administração, no menu superior do Portal de Eventos, no endereço eventos.iff.edu.br/saiba_mais, com o seu CPF e senha do idIFF para iniciar a criação do site. Nesta página também estão disponíveis vídeos tutoriais feitos pela DGTI, com o passo a passo para preenchimento das informações e criação da página. Em caso de dúvidas, o servidor poderá entrar em contato com o setor de Tecnologia da Informação do seu campus/unidade ou abrir um chamado na Central de Serviços da TI, pelo e-mail suport.ti@iff.edu.br.

Juliana Vidigal, diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (Propei) do IFF, destaca que os fluxos para solicitar a realização de eventos e a criação de sites estão de acordo com a regulamentação de Pesquisa e Extensão do IFF, que está sendo atualizada pela Propei e tem como um de seus anexos as normas para realização de eventos no Instituto.

“Além de facilitar muito os nossos fluxos e padronizar, um ponto muito positivo da plataforma de eventos é a visibilidade. Teremos agora um site, um lugar para divulgação dos nossos eventos. A comunidade interna e externa vai poder entrar no site e ver tudo o que está acontecendo e vai acontecer, o que é muito positivo”, ressalta Juliana, acrescentando que a Pró-reitoria já tem vários eventos para lançar no portal.