Notícias

Saúde

Doenças respiratórias no inverno: confira os principais cuidados

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/06/2023 21h02, última modificação 31/08/2023 13h18
A Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho do IFF divulga orientações.

 O início do inverno é uma das razões pelas quais as pessoas costumam ficar mais preocupadas com doenças respiratórias. As temperaturas mais baixas favorecem a propagação de vírus que causam infecções como gripes, resfriados e a ainda não totalmente contida, Covid-19.

 Além disso, a incidência de doenças como sinusite, rinite, asma e bronquite também aumenta significativamente. A propagação destas doenças deve-se em grande parte ao confinamento prolongado de espaços fechados, que favorecem a circulação de microrganismos, principalmente vírus respiratórios.

 Os vírus de transmissão respiratória são muito mais contagiosos em ambientes fechados.

 Além disso, outra via de contágio são as mãos, que também requerem atenção especial. É orientado a higienização adequada com água e sabão, movimentando e esfregando todas as partes das mãos como palmas, dorso, espaços entre os dedos e punhos.

Por fim, é preciso lembrar que é fundamental:

  • Manter-se hidratado;

  • Alimentar-se de maneira adequada;

  • Sustentar atividades físicas de forma regular;

  • E utilizar roupas apropriadas nesta época do ano.

 Obs: Evitar o choque térmico é muito importante, pois pessoas com sistema imunológico enfraquecido são mais propensas a doenças respiratórias.

 Atenção!!! Ao notar a presença de sintomas gripais como: Febre; Tosse persistente; Falta de ar; Dores musculares; Fadiga e Calafrios procure rapidamente um serviço de saúde.




√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!