Dois professores em estágio no Canadá

por admin publicado 10/03/2014 20h05, última modificação 31/08/2023 12h47
IFF conta com dois representantes em estágio no setor de Pesquisa Aplicada nos Colleges Canadenses. Experiência será importante para a construção do Polo de Inovação do IFF.

O Programa de Estágio nos Colleges Canadenses é uma ação articulada da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/Mec), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de EPT (Conif).

Ao todo, 43 professores brasileiros de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participam do estágio de três meses nos Colleges Canadeneses, entre eles, dois servidores do Instituto Federal Fluminense.

O professor de informática do campus Bom Jesus, Henrique da Hora, foi selecionado através de edital interno divulgado em novembro de 2013. Henrique está estagiando no College of the Rockies (Leia Mais).

O professor do campus Campos-Centro, Rodrigo Martins Fernandes, coordenador do Laboratório de Energias Renováveis, Biocombustível e Eficiência Energética (LEBio) do campus Rio Paraíba do Sul/Upea, também integra o grupo. Ele faz parte da equipe do MEC/Setec que está coordenando este projeto piloto.

“O convite foi feito em função da minha experiência com pesquisa aplicada e atuação como coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFF”, comenta.

Rodrigo está estagiando no John Abbott College (JAC), localizado na cidade Sainte-Anne-de-Bellevue, pertencente à província de Quebec. Segundo o professor, uma peculiaridade deste College é que ele compartilha o campus com a Universidade McGill o que propicia a realização de diversos programas em conjunto.

“Fomos recebidos no dia 21 de fevereiro pela equipe do College quando, então, fomos apresentados aos 29 estudantes brasileiros do programa Ciência Sem Fronteiras que chegaram no mês de janeiro”, conta.

O objetivo do estágio nos Colleges Canadenses é proporcionar ao servidor adquirir conhecimentos e competências na gestão e organização das ações de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo.

“Com base nos resultados deste programa piloto o MEC/Setec irá estruturar o Programa Ciência sem Fronteiras para os professores. O objetivo é enviar até 1000 professores para a realização de estágio nos Colleges Canadenses nos próximos dois anos. É válido mencionar também que a experiência adquirida será importante para a construção dos Polos de Inovação dos Institutos Federais. No IFF, o polo deverá ser instalado na Upea”, informa Rodrigo.

(Publicada em 10/03/2014)