Economia solidária em pauta

por admin publicado 23/06/2014 10h50, última modificação 31/08/2023 12h44
IFFluminense tem representante na III Conferência Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro, realizada nos dias 10 e 11 de junho de 2014, no Rio de Janeiro.

A III Conferência Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro, cujo tema foi “Construindo um Plano Estadual da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”, teve como objetivo analisar os avanços da Economia Solidária nos municípios do estado, debater as possibilidades de ações integradas, bem como a construção do Plano Estadual de Economia Solidária.

O evento teve a participação de 168 delegados eleitos nas Conferências Regionais, entre eles, Daniela Bogado, professora do IFF campus Campos-Centro, que representou o Instituto e participou do grupo temático Conhecimento, que engloba Educação, Formação e Assessoramento.

A ideia é criar Centros de Referência da Economia Solidária com o objetivo de reunir atividades de pesquisa sobre produção, comercialização, formação; promover troca de experiências por meio da realização de seminários e debates; e divulgar a economia solidária enquanto política integrada de geração de trabalho, renda e inclusão social.

“Existe também a intenção de atuar junto ao poder público no sentido de viabilizar uma legislação municipal sobre o assunto”, acrescenta Daniela, que, na ocasião, foi eleita delegada estadual para representar o IFF na Conferência Nacional, que será realizada em dezembro.

Durante o evento, a ex-aluna do Programa Mulheres Mil do IFF São João da Barra, Dacira Ferreira de Barros, que, atualmente, faz parte de uma cooperativa de culinária no município, participou das discussões com seu depoimento e experiência pessoal, exemplificando que a Economia Solidária é possível.

Incubadora - A participação do Instituto nesses debates vai ao encontro do trabalho que se pretende realizar por meio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, projeto selecionado na Chamada Pública do CNPq para apoio à formação e institucionalização de novas incubadoras tecnológicas de economia solidária.

“Pela incubadora, poderemos dar o suporte ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, oferecer capacitação em aspectos legais, administrativos e econômicos, bem como promover a articulação com outras instituições de ensino, poder público, sociedade civil, entre outros, para parcerias. O objetivo é fazer com que essas pessoas tenham uma forma de geração de renda que transforme suas vidas e as torne independentes”, explica Daniela.

Já em atividade, a incubadora vem realizando reuniões com egressas do programa Mulheres Mil para identificar as interessadas. Em um encontro realizado no mês de junho com egressas dos campi Campos-Centro e Campos-Guarus, foram identificadas duas áreas de interesse: culinária (doces) e costura. Uma palestra sobre cooperativas já está agendada para o dia 25 de junho, no Auditório Miguel Ramalho (campus Campos-Centro).

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 23/06/2014)