Edital que apoia docentes em publicações internacionais produz resultados

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/05/2017 00h40, última modificação 31/08/2023 12h40
Professor do Mestrado em Engenharia Ambiental tem artigo publicado em periódico da editora Elsevier, que possui elevado impacto científico.
Edital que apoia docentes em publicações internacionais produz resultados

A revista é consultada por pesquisadores em todo o mundo

O professor do Campus Macaé, Jader Lugon, que atua no Mestrado em Engenharia Ambiental do IFFluminense (PPEA), teve um artigo publicado, recentemente, na revista Science of the Total Environment (Stoten), periódico da editora internacional Elsevier, que possui elevado impacto científico e é classificado como A1 pela Capes.

A publicação do artigo é fruto do Edital N.º 164/2016, de fluxo contínuo, desenvolvido pelas Diretorias de Internacionalização e Inovação e de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, que criou um banco de instrutores, formado por servidores da instituição, com o objetivo de apoiar os docentes dos programas de pós-graduação strictu sensu na tradução e adequação de seus artigos à comunicação científica internacional, promovendo, também, a internacionalização das ações do Instituto.

O artigo “Comparing 3d and 2d computational modeling of an oil well blowout using MOHID platform - A case study in the Campos Basin" (Comparação da modelagem computacional 2D e 3D do blowout de um poço de petróleo usando a plataforma MOHID - Um estudo de caso na bacia de Campos) foi desenvolvido pelo professor e pelo seu orientando Pedro Mello Paiva, com a colaboração dos professores do IFF, José Augusto Ferreira da Silva e Alexandre Nunes Barreto, e do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Antônio José da Silva Neto. O trabalho está disponível, gratuitamente, no site da Elsevier, até o dia 02 de junho.

“Na pesquisa, nós criamos duas formulações para comparar os resultados de diferentes modelos matemáticos utilizados para simular um blowout de petróleo na região da bacia de Campos: a primeira permite avaliar a diferença na posição central das gotículas da pluma de contaminação e a segunda possibilita avaliar o espalhamento das mesmas gotículas”, explica Lugon.

O professor destaca o apoio do Edital N.º 164. “Existem ótimas revistas científicas nacionais, mas é importante publicar nossos trabalhos em revistas internacionais, aumentando a visibilidade e o impacto de nossas pesquisas. O auxílio do banco de instrutores foi muito importante para o sucesso na publicação de nosso artigo”, afirma.

O diretor de Internacionalização e Inovação, Henrique da Hora, ressalta que a participação do PPEA na comunicação científica, em um periódico de alto impacto, demonstra a qualidade do programa de mestrado. “O estrato A1 é o mais nobre dos periódicos da Capes e, em geral, são os programas de doutorado que devem publicar nesses periódicos. Ficamos felizes que o edital, que auxilia o docente na tradução de seus trabalhos, disponibilizando um instrutor em inglês e utilizando o artigo como meio de sua execução, tenha contribuído para este êxito”, destaca.