Educação de jovens e adultos em debate

por admin publicado 22/05/2015 18h40, última modificação 31/08/2023 12h47
I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos acontecerá até o dia 23/05, em Campos-RJ, reunindo profissionais de todo o Brasil.

A qualidade do ensino de jovens e adultos no Brasil, rumos e metodologias são alguns dos temas abordados pelo I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos (Conpeja), que acontece no Centro de Convenções Oscar Niemayer, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O evento, uma realização da Uenf com o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), que foi aberto na noite da última quarta-feira, 20 de maio, segue até este sábado, 23 de maio, reunindo profissionais da educação de vários estados do Brasil. Um dos inúmeros desafios apontados foi tornar as instituições de ensino mais flexíveis e atraentes para quem teve que trocar a sala de aula pelo trabalho muito cedo.

O evento foi aberto com apresentação da Orquestra de Violões do IFF. A cerimônia de abertura teve a participação do chefe de gabinete da Reitoria da UENF, Manuel Vazquez, representando o reitor Silvério de Paiva Freitas; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFF, José Augusto Silva; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da UENF, Carlos Henrique Medeiros de Souza; do diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Sérgio Arruda; da coordenadora do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais da UENF, Silvia Alicia Martinez; do coordenador do Conpeja, Gerson Tavares; e da professora do Programa de Ciências Naturais da UENF, Marilia Paixão Linhares.

O chefe de gabinete da Reitoria da UENF destacou a importância do Congresso como ferramenta para aprofundar discussões e apontar caminhos para a melhoria do ensino. “A educação tem papel fundamental na pavimentação do caminho de nossa região rumo ao futuro, ao desenvolvimento. Embora muitos pensem, erroneamente, que esse caminho passe simplesmente pela tecnologia. Com isso, esperamos que este seja o primeiro de muitos congressos para tratar de programas educativos para jovens, adultos e idosos”, disse Vazquez.

De acordo com o pró-reitor do IFF,  por terem os maiores índices de analfabetismo do Estado do Rio de Janeiro, as regiões Norte e Noroeste precisam pensar em ações para corrigir problemas como a distorção série-idade. “Muitas vezes as salas de aula perdem alunos para o mercado de trabalho e, por isso, a Educação de Jovens e Adultos se torna uma peça fundamental para reduzir a desigualdade e promover a justiça social”, declarou José Augusto Silva.

A conferência de abertura contou com Sérgio Haddad, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e diretor do Conselho Internacional de Educação de Adultos; e com a mediadora Sonia Martins de Almeida Nogueira, doutora em educação e membro do Conselho Diretor do International Council on Education for Teaching – Icet.

“O que precisa ficar claro é que a educação é um direito de qualquer cidadão, independente de idade. No caso específico de jovens, adultos e idosos, é necessária maior mobilização, pois, na maioria das vezes, a iniciativa de procurar a escola não parte deles. Isso acontece por vergonha ou por acreditarem que o tempo de aprender já passou. Daí a importância de políticas voltadas para este público”, relatou o conferencista Sérgio Haddad.

Veja mais informações no site do evento.

Fonte: Ascom Uenf

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais