Educação Profissional e Tecnológica

Educadores refletem sobre primeiro livro lançado pela Essentia Editora 15 anos depois

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/05/2021 16h22, última modificação 31/08/2023 13h02
Atividade será realizada em uma mesa-redonda, e faz parte da comemoração de aniversário da editora do IFFluminense.
Autores refletem sobre primeiro livro lançado pela Essentia Editora 15 anos depois

Há 15 anos, a Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) lançava seu primeiro livro “Educação Profissional e Tecnológica: Memória, Contradições e Desafios”. A obra foi um marco na criação da editora, ainda no contexto do Cefet Campos.

Com organização do professor Gaudêncio Frigotto, apresentava doze textos, fruto dos trabalhos do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), ofertado por meio de um convênio institucional com o Cefet Campos, do qual participaram professores e pesquisadores de ambas instituições.

Para rememorar a coletânea e sua temática, e dentro da programação de aniversário da Essentia, será realizada a mesa-redonda “Educação Profissional e Tecnológica: memória, contradições e desafios” - 15 anos depois. O evento será no dia 21 de maio, às 17h, pelo IFFTubee terá a presença de pessoas que participaram da construção do livro na época, entre elas, o professor Gaudêncio.

Ele relembra o impacto da obra, afirmando que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sempre foi alvo de disputas de concepção e organização, e que o livro trazia estas memórias de contradições e desafios em um tempo em que os embates visavam superar a dualidade educacional consagrada no Decreto-Lei n.º 2.208/97.

“O Decreto-Lei 5154/04 permitia, ainda que não obrigasse, superar a dualidade mediante uma formação básica integrada e integral nos Cefets. O Cefet Campos, por sucessivas gestões democráticas, após a ditadura empresarial militar de 1964, afirmou-se como um espaço de afirmação pela superação da dualidade. Neste sentido, a coletânea condensou tanto as lutas, quanto as contradições e desafios; seu maior impacto foi de afirmar uma perspectiva crítica e integral de Educação Profissional e Tecnológica tendo como foco a sociedade”, diz.

O livro é dividido em três partes: a primeira com textos que abarcam a memória histórica e o presente dos embates e desafios na construção das concepções e práticas educativas do Cefet Campos; a segunda, sobre o trabalho docente e suas dimensões éticas e técnicas no processo de formação humana dos jovens; e a terceira entrelaça os três temas da coletânea em suas relações com a política e a economia.

Passados estes 15 anos, Gaudêncio acredita que os avanços na EPT são “inequívocos”, apesar das “forças que entendem a Educação Profissional e Tecnológica para formar peões sem as bases científicas e técnicas que permitam aos jovens entenderem como funcionam as leis da natureza e as relações sociais”, afirma.

Ele acredita que o maior avanço foi da criação, em 2008, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), constituindo “a maior política pública de educação de ensino médio e superior. Isto, junto à entrada nos IFs de novos sujeitos sociais: quilombolas, indígenas, ribeirinhos, jovens de ensino público do campo e das cidades. Essa quantidade qualificada expressa o verdadeiro sentido da democracia. Fazer ensino de qualidade para poucos e privilegiados não é mérito. Mérito é quando se faz ensino de qualidade para todos”, diz.

Estas reflexões e tantas outras devem pautar o evento que ainda vai contar com a presença do professor Luiz Augusto Caldas, diretor do Cefet Campos à época; da professora Guiomar Valdez, uma das autoras da obra; e da servidora bibliotecária Inez Barcellos de Andrade.

"Certamente, a grande expectativa é de que coletivamente possamos discutir e buscar perspectivas para renascer das cinzas. Como, na diversidade de visões, podemos buscar uma unidade substantiva para enfrentar a esfinge que ameaça a sociedade e a educação”, aposta Gaudêncio sobre a realização da mesa-redonda.

Mesa-Redonda: “Educação Profissional e Tecnológica: memória, contradições e desafios” - 15 anos depois

Data: 21/05/2021

Hora/Local: 17h – IFFTube

Participantes:
Gaudêncio Frigotto - doutor em Educação, professor associado da UERJ e professor aposentado da UFF; foi o organizador da obra;
Luiz Augusto Caldas Pereira - doutor em Planejamento Regional e Gestão de Cidades e professor do IFF; assina a apresentação da obra, sendo na época o diretor do então Cefet Campos;
Guiomar do Rosário Barros Valdez - mestre em Educação e professora aposentada do IFF; foi uma das autoras da obra;
Inez Barcellos de Andrade - bibliotecária, coordenadora de Pós-graduação na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do IFF, membro do Conselho Editorial da Essentia, editora assistente do periódico Vértices, doutora em Educação em Ciências e Saúde.

Os interessados em participar do evento e receber certificado já podem fazer a inscrição, gratuitamente, no Portal de Eventos do IFF.

O livro está disponível para download em PDF AQUI.