Notícias
Assistência Estudantil
Encontro discute propostas para Reformulação da Assistência Estudantil do IFF e amplia a participação dos estudantes
Gestores, servidores e estudantes do IFF (Foto: Divulgação/IFF)
Gestores, equipes de assistência estudantil e representantes de estudantes de todos os campi participaram do Encontro sobre Assistência Estudantil no IFF, realizado na terça-feira, dia 26 de agosto, no Campus Campos Guarus.
O evento teve o objetivo de apresentar as ações e programas desenvolvidos nas unidades do Instituto, ouvir as demandas dos estudantes e levantar propostas e apontamentos para a reformulação do Programa de Assistência Estudantil do IFF, em sintonia com a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Principais pontos debatidos:
✔️ Alimentação como prioridade e maior demanda orçamentária, com grande parte dos recursos destinados aos restaurantes estudantis;
✔️ Transporte escolar como fator crítico de evasão, especialmente em campi mais afastados ou com aulas noturnas;
✔️ Auxílios e bolsas ainda insuficientes diante da demanda crescente;
✔️ Saúde mental dos estudantes como pauta urgente;
✔️ Participação estudantil crescente na elaboração de propostas para a Assistência Estudantil e nos espaços de decisão da instituição como um todo.
Voz dos estudantes
🗣️Representantes dos Grêmios e Diretórios Acadêmicos Estudantis dos campi tiveram participação ativa no encontro, onde puderam apresentar suas demandas e proposições. Além disso, os estudantes elegeram representantes para integrar o Grupo de Trabalho (GT) de Reformulação do Programa de Assistência Estudantil, garantindo um espaço de participação nas decisões sobre o futuro das políticas no IFF.
Para o diretor de Políticas de Assistência Estudantil, Lenon Araújo, a permanência e o êxito dos estudantes, sobretudo os de baixa renda, dependem diretamente da assistência estudantil. “Ao dar voz ativa aos discentes e permitir que apontem problemas e apresentem propostas, o IFF reafirma seu compromisso com uma política educacional inclusiva, democrática e em permanente construção”, ressalta Lenon.
O reitor Victor Saraiva também participou do encontro, ouviu as demandas e reafirmou o compromisso de manter um canal de comunicação permanente com os estudantes. “Nós estamos trabalhando agora para que a gente tenha uma Política Estudantil do Instituto Federal Fluminense forte, que exista, que não esteja só no papel e dentro daquilo que é estudo científico, que já prova qual é a necessidade, mas que tenha ações efetivas para que os problemas sejam resolvidos”, garantiu Victor.
Desafios e Avanços
A pró-reitora de Políticas Estudantis, Márcia Chrysóstomo, fez uma linha do tempo, resgatando um pouco da trajetória da Assistência Estudantil na instituição, que não tinha um programa sistematizado até 2010, e destacou os desafios enfrentados e avanços que, mais recentemente, incluem a publicação da Lei Nº 14.914/2024, que instituiu o PNAES; e da Lei Nº 15.169, aprovada em julho deste ano, que estabelece que o Fundo Social, abastecido com recursos de petróleo e gás natural, repasse verbas para a Política Nacional de Assistência Estudantil.
“É um momento de esperança. É nesse contexto que realizamos este encontro para ouvir, dialogar e construir, de forma democrática e participativa, um Programa de Assistência Estudantil que esteja à altura dos desafios que enfrentamos e, sobretudo, que garanta as condições necessárias para permanência e o êxito dos nossos estudantes”, ressaltou Márcia.
Encontro dos Grêmios Estudantis
Durante a programação, a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), com apoio da Pró-reitoria de Políticas Estudantis, promoveu o Encontro dos Grêmios do IFF, reunindo lideranças de diferentes campi. O espaço foi dedicado ao debate sobre a organização e mobilização estudantil, além da política de permanência estudantil sob a ótica dos estudantes.
Na ocasião, os grêmios construíram uma carta unificada, ressaltando a falta de orçamento para a educação pública, os desafios que encontram na alimentação e transporte, o que impacta na permanência e êxito acadêmico. O encontro dos grêmios consolidou a mobilização estudantil e reforçou a participação ativa dos discentes nos rumos da política de Assistência Estudantil do IFF, conectando as pautas locais com a agenda nacional em defesa da permanência e do direito à educação.
“A gente conseguiu debater bastante sobre qual é a realidade da nossa escola. Nós entendemos, hoje, que a permanência estudantil é tudo aquilo que vai fazer com que o estudante não saia da escola. Tivemos pouco tempo, mas aprovamos essa carta, convocando uma jornada de lutas, de propostas e de grande organização dos grêmios estudantis”, destacou Ray Monteiro, estudante do Curso Técnico em Eletromecânica do Campus Cabo Frio e diretor da Fenet.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |



