Encontro reúne projetos de extensão

por admin publicado 25/11/2015 16h45, última modificação 31/08/2023 12h46
O III Encontro de Extensão do IFF foi realizado nesta quarta-feira, 25 de novembro. A programação reúne todos os projetos desenvolvidos por bolsistas e servidores.

A Cerimônia de Abertura ocorreu na parte da manhã, com a presença do reitor Luiz Augusto Caldas; da pró-reitora de extensão e cultura, Paula Aparecida Martins; do diretor de extensão do IFF, Gustavo Lopes; do diretor geral em exercício do campus Centro, José Luiz Boynard e do diretor de extensão do campus, Jonivan Lisboa. Além disso, esteve presente o pró-reitor de extensão e cultura do IFSul, Manoel Porto Júnior. A programação seguiu com mesas redondas de temática variada.

Na parte da tarde, grupos que desenvolvem projetos de extensão, 168 ao todo, em diversos campi do IFF promoveram comunicações orais, com o objetivo de compartilhar suas metodologias, objetivos, público alvo e resultados. Os trabalhos foram submetidos a avaliação.

A estudante Lara Aparecida é bolsista de um projeto de inclusão de pessoas com deficiência, fruto de parceria do IFF com a Apae. Ela cursa o 2º ano do Curso Técnico Integrado de Agropecuária do campus Bom Jesus do Itabapoana, e é orientada pelo professor Fernando Antônio, de Zootecnia. Lara explica que, em seu projeto, as atividades de agropecuária são usadas como terapia ocupacional, melhorando as relações interpessoais das pessoas com deficiência. “Essas atividades oportunizam o convívio dos deficientes com outros espaços educacionais, elevando sua autoestima e integrando-os à sociedade”.

Lara

Lara Aparecida na Comunicação Oral

Letras e Músicas, projeto coordenado pela professora Anette da Gama, é destinado a alfabetização de idosos. A demanda surgiu em outras atividades de extensão do campus Guarus: Mulheres Mil e Vitalidade. “Muitos dos atendidos compartilhavam o desejo de aprender a ler e escrever, contudo não era o objetivo daquelas atividades – explica a bolsista de Letras, Larissa Alves - daí surgiu a ideia de criar um projeto paralelo para suprir a carência apresentada”.

As aulas, realizadas no campus Guarus, unem palavra e música e tem parte importante no incentivo e estímulo dos participantes. “Um dos nossos alunos – destaca Laís Rosa, bolsista estudante de Letras – já havia participado de outra turma de alfabetização, em que o professor falava palavras duras, de que ele nunca conseguiria ler e escrever. Desde que chegou a nós, estamos trabalhando em sua mente, a fim de quebrar esse paradigma”.

Letras e Música

Equipe do projeto Letras e Música. Da esquerda para a direita: Anette Gama, Laís Rosa, Karine Soares e Larissa Alves.

Laís considera que a troca de ideias possibilitada pelo Encontro de Extensão é bastante significativa. “Nesses encontros vemos que há outras pessoas, dentro e fora do IFF, realizando trabalhos semelhantes ao nosso, então é possível contribuir com o que temos feito e aprender com o que outras pessoas têm realizado”, finaliza.