Notícias

Otimização da Matrícula

Ensino promove mudanças para simplificar matrícula de candidatos convocados por cotas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/12/2025 16h49, última modificação 30/12/2025 19h14
A medida já vale para a matrícula do Processo Seletivo e Vestibular 2026 - 1° Semestre que começa na próxima segunda, dia 05 de janeiro de 2026.
Ensino promove mudanças para agilizar matrícula de candidatos convocados por cotas

Cerca de 70% dos candidatos PCD e de cotas que exigem comprovação de renda terão matrículas efetivadas sem nova análise de documentação (Foto: Banco de Imagens)

 A Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFF implementou mudanças nos processos de matrícula para candidatos convocados para cursos técnicos e superiores pelo sistema de cotas. A medida visa simplificar o processo de matrícula dos estudantes e a análise de documentos, além de otimizar o trabalho dos servidores dos Registros Acadêmicos.

 Os campi terão acesso a listas com análises prévias produzidas pela diretoria de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso para subsidiar o deferimento da matrícula dos candidatos às cotas relacionadas às pessoas com deficiência (PCD) e às que exigem comprovação de renda. Os relatórios são baseados nos documentos comprobatórios apresentados pelos candidatos nas etapas anteriores à prova. 

 A mudança já vale para as matrículas do Processo Seletivo e Vestibular 2026 - 1° Semestre que começam na próxima segunda, dia 05 de janeiro de 2026. 

O que muda? 

✔️ Comprovação das cotas destinadas às Pessoas com Deficiência (PCD): todos os convocados que constarem na lista prévia elaborada pela Proen, com base nos documentos enviados pelos candidatos que solicitaram atendimento especial para a prova, analisados pela Comissão Especial de Processos Seletivos Acessível, terão sua matrícula deferida de forma mais simples e rápida. 

No caso das Seleções 2026 - 1° Semestre, 70% dos aprovados em cotas PCD terão sua matrícula deferida sem a necessidade de nova análise de documentação pelos Registros Acadêmicos. 

✔️ Cotas que exigem comprovação de renda: a Proen submeteu todos os candidatos à análise do Sistema Sistac, que tem como base as informações disponíveis no Cadastro Único (CadÚnico) dos candidatos. Neste caso, 70% dos aprovados em cotas de pretos, pardos e indígenas, baixa renda, quilombolas e PCD terão a matrícula deferida diretamente, sem a necessidade de analisar novamente uma quantidade expressiva de documentos que demandam tempo, atenção e critérios de avaliação.

 Para a coordenadora de ingresso discente do IFF, Gilmara Caetano Basílio, a mudança trará um duplo benefício para a instituição. “Os relatórios de análise prévia beneficiarão os candidatos, que poderão ter as matrículas deferidas de forma mais simples e efetiva, e também vão otimizar o trabalho do Registro Acadêmico, que terá menos análises para realizar em um período de grande demanda”, ressalta Gilmara.

 De acordo com a diretora de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso, Rayanna Maciel Gomes, aproveitar as etapas do processo de seleção para otimizar o trabalho dos servidores e viabilizar que mais candidatos cotistas tenham suas matrículas efetivadas são avanços significativos para a instituição. “É reconhecer a importância da etapa da matrícula fornecendo subsídios para maior qualidade e segurança, além de cumprir com o propósito social do acesso aos nossos cursos”, destaca Rayanna.