Entrevista com a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional

por admin publicado 12/07/2013 19h49, última modificação 31/08/2023 12h47
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional faz esclarecimento sobre item do edital de Remoção e veja também a entrevista dada ao Gabinete Digital do IFF

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional escalare aos candidatos ao cargo de docente para o código 14 no campus Guarus que, a Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia é condição necessária para quaisquer das graduações indicadas para o referido código.

Veja abaixo a Entrevista da Pró Reitora de Desenvolvimento Institucional Ana Lúcia Canpinho dada ao Gabinete Digital do IFF

Com a publicação do Concurso de Remoção do Instituto Federal Fluminense o Gabinete Digital procurou ouvir a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Ana Lúcia Campinho, veja abaixo a entrevista:

GD - O Banco de Mobilidade é um instrumento para subsidiar o processo de mobilidade, além de favorecer a transparência das ações na Instituição. Fale um pouco sobre esse instrumento.

ALC - A Plataforma de Mobilidade é um instrumento criado para apoiar a Gestão do IFFluminense. Mais que um Banco de Dados onde os servidores registraram seu pleito no sentido de alterar sua lotação, ele possibilita leituras interessantes a respeito dos profissionais e suas aspirações, das principais dificuldades que o campusapresenta nas regiões de atuação, as possibilidades de ação, enfim, a Plataforma é um instrumento que foi concebido para auxiliar o processo de avaliação e planejamento Institucional. Estamos junto à Diretoria de Gestão da Tecnologia de Informação aperfeiçoando esta ferramenta, a fim de incorporar funcionalidades que permitam uma leitura mais aproximada da realidade/demanda dos campi e da Reitoria e dos pleitos dos servidores.

GD - Entre os servidores havia sempre a referência ao “Edital de Remoção”. Desta vez, a Gestão do IFF articula a possibilidade de servidores solicitarem sua remoção por meio de um Concurso. Por que Concurso de Remoção?

ALC - O IFFluminense tem hoje uma taxa de renovação em seu quadro em torno de 40%. Os servidores que, nestes últimos anos ingressaram na Instituição, são profissionais oriundos de diversos municípios do estado do Rio de janeiro e até mesmo de diferentes regiões brasileiras.Esta é uma realidade que vivenciamos. Realidade esta diretamente relacionada com o Plano de Expansão da Educação Profissional, nesses últimos oito anos, e que vem consolidando um dos grandes desafios, em termo de política pública, que é a interiorização da Rede Federal para ampliar o acesso á oferta de EPT. Somos, portanto, coautores na construção de uma nova identidade para a Instituição. O encaminhamento do processo como um “Concurso” é, de fato, um aporte no sentido da afirmação de compromisso com a Instituição e com sua trajetória como educador. Por uma via, a Instituição aponta para o servidor quais áreas precisa suprir, nos diferentes campi, e por outra, o servidor fala de suas aspirações e de seu desempenho na Instituição; a colaboração que ele já trouxe e o como pode somar esforços no outro campus do IFFluminense. É o sentido que trazemos maior para este processo de Mobilidade. A palavra-chave é equilibrar o interesse institucional e o interesse do servidor. Desta soma, a oportunidade de construir uma instituição mais participativa.Entendemos, pois, que este é um momento de aprofundar o debate a respeito da missão da Instituição e a importância que o servidor assume, em sua totalidade: como profissional da educação e como pessoa.

GD - O Concurso de Remoção foi lançado, muitas dúvidas podem surgir. Como o servidor pode participar? O que é o Memorial Descritivo? Quais os critérios para a avaliação?

ALC - O Memorial Descritivo na verdade vai evidenciar o interesse de vida do servidor, e como ele se percebe como um profissional que constrói o IFFluminense. Para isto sugerimos este Memorial: para provocar a necessidade de o servidor parar e dialogar mais profundamente com a Instituição. Talvez fosse interessante recorrer aos documentos que fundamentam a criação dos Institutos Federais, como a publicação da SETEC sobre “Princípios e Diretrizes dos Institutos Federais” ou a Lei Comentada (estes documentos estão disponibilizados também no portal do IFF) e transformar este momento de mudança de lotação numa oportunidade de reflexão e de crescimento para a Instituição e para seus servidores. O grande desafio neste Concurso foi traduzir, nos critérios de avaliação, o movimento desta Instituição em valorizar a trajetória de vida do servidor aqui, como também seu contexto de vida. Numa escala de 0 a 100, estas duas categorias totalizam 60% da pontuação que o servidor pode alcançar.

GD - O espaço está aberto para o diálogo com os servidores. O que mais gostaria de comentar?

ALC - Gostaria de ressaltar o que sistematicamente defendemos: que esta Instituição é da sociedade e nosso trabalho em educação demanda uma ética profissional e bastante esforço, se pretendemos construir uma sociedade mais justa e democrática. Gostaria também de colocar a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e as Diretorias/Coordenações de Gestão de Pessoas dos campi para dirimir quaisquer dúvidas que possam acontecer neste processo. O servidor também pode utilizar outros canais de comunicação como a ouvidoria e o espaço do Gabinete Digital para perguntas sobre o Concurso (gabinetedigital.iff.edu.br/perguntas/pergunte_ao_reitor).