Novidade

Essentia Editora do IFF lançará primeiro livro em formato bilíngue

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 06/09/2019 11h00, última modificação 31/08/2023 12h56
A publicação, disponível online, será lançada na Reditec 2019, em Santa Catarina.
Essentia Editora lançará primeiro livro em formato bilíngue

O primeiro título em formato bilíngue (português/inglês) da Essentia Editora acaba de ser publicado. O livro “Experiências exitosas da Reditec 2018: trabalhos premiados será lançado no dia 10 de setembro, às 14h, na plenária do auditório principal do Centro de Eventos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Campus Florianópolis-Continente, durante a Reditec 2019.

O pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF), Vicente de Paulo Santos de Oliveira, lançará o livro e também fará uma breve apresentação dos outros títulos publicados pela editora em 2019.

“Experiências exitosas da Reditec 2018: trabalhos premiados” está disponível apenas online, em formato PDF, e pode ser baixado pelo site oficial da editora. “Este título reuniu diversos profissionais, além dos autores, comprometidos com o desafio de publicar o primeiro livro bilíngue da Essentia Editora do IFFluminense, buscando conhecimentos específicos e adquirindo experiência para futuras publicações”, comenta a coordenadora executiva da Essentia, Cláudia Ferreira.

Na edição de 2018, a Reditec foi realizada de 10 a 14 de setembro, em Búzios, no estado do Rio de Janeiro, sob a responsabilidade do Instituto Federal Fluminense (IFF) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

No prefácio de “Experiências exitosas da Reditec 2018: trabalhos premiados”, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, ressalta o papel fundamental do evento para analisar o presente e planejar caminhos viáveis para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “A Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada há 42 anos, é momento fértil no qual gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica se encontram para avaliar trajetórias, propor futuros possíveis e fertilizar ideias e projetos. Especialmente em 2018, a Rede Federal buscou consolidar sua reunião anual como um evento de formação de gestores, de compartilhamento de experiências e de cooperação com outros países, ampliando suas fronteiras de atuação por meio de um profícuo diálogo com gestores e pesquisadores internacionais”.

O tema principal da edição 2018 foi “O Trabalho no Século XXI – Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: caminhos e desafios para inclusão”, que pôde ser debatido a partir de uma ampla e diversificada programação, incluindo palestras, mesas-redondas, apresentação de experiências exitosas, reuniões dos reitores, dos Fóruns e dos Centros Unesco/Unevoc da América Latina, além de extensa programação cultural e exposição de projetos na “Tenda Tecnológica”.

A Reditec

A reunião anual é realizada desde 1977. Na época, apenas os diretores-gerais das então escolas técnicas e agrotécnicas federais participavam. Com o processo de reordenamento e expansão da Rede Federal, o evento passou a congregar também os gestores das unidades da rede. Com a criação dos institutos federais, em 2008, o encontro incluiu a participação dos diretores-gerais dos campi, pró-reitores e reitores.

O evento atualmente reúne os dirigentes de todos os Institutos Federais, dos Centros Federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das Escolas Técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II e busca avaliar práticas e resultados, à luz das características e finalidades da Rede, partindo da realidade e dos desafios de instituições pluricurriculares e multicampi, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e suas práticas pedagógicas.

Os objetivos da Reditec são integrar e fortalecer a atuação da Rede; compartilhar experiências focando na possibilidade de escala e replicabilidade; conhecer tendências e criar condições de implementação nos diversos contextos; aprofundar as discussões da educação profissional, científica e tecnológica; qualificar a atuação dos gestores e apresentar a Rede para parceiros estratégicos.

A reunião é organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelos Institutos Federais, de acordo com a região que sedia o encontro. Neste ano, é realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) e pelo anfitrião do evento, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). A Reditec 2019 será realizada de de 09 a 13 de setembro, com o tema “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional”.