Rumo ao 5

Estudante, saiba como você pode contribuir para o recredenciamento institucional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/07/2023 17h54, última modificação 10/10/2023 13h21
Na notícia desta semana vamos abordar a participação dos estudantes no processo de Recredenciamento Institucional.

A participação dos estudantes no Enade e nas autoavaliações institucionais são fundamentais para o processo de Recredenciamento Institucional (Arte: Julio Negri/IFF).

A avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o chamado Recredenciamento Institucional, que autoriza ou não a instituição a ofertar cursos superiores e, por meio de um conceito de 1 a 5, atesta sua qualidade, é de interesse de todos: alunos, servidores e futuros alunos.

Isto porque a qualidade da instituição depende não só de seus recursos materiais, como também humanos; e quem não quer fazer um curso de excelência e reconhecido pelo seu alto nível?

Neste contexto, como os estudantes podem contribuir diretamente com os processos de  avaliação externa?

Segundo Rayanna Maciel, procuradora institucional do IFF, são duas formas: participando do exame do Enade; e das autoavaliações da instituição gerenciadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

“O Inep desenvolve as provas do Enade como avaliação do curso pelo desempenho dos estudantes e cujos resultados geram indicadores de qualidade para a educação superior”, explica. “Os coordenadores de curso recebem os resultados e, junto com o colegiado, desenvolvem políticas educacionais e estratégias que visam à melhoria da qualidade do curso. Na escala de 0 a 5, quando também recebe o Conceito Preliminar de Curso (CPC) maior ou igual a 3, o MEC reconhece a qualidade e emite a Renovação de Reconhecimento do Curso. E todo esse movimento é analisado pela comissão de avaliadores durante a visita do Recredenciamento”, complementa Rayanna.

Também é fundamental que os estudantes participem das autoavaliações da instituição gerenciadas pela CPA. “Os resultados das autoavaliações da CPA são enviados à comissão de avaliadores do MEC, bem como os seus desdobramentos, para verificar se os campi utilizam esses resultados para promover planos de ação visando à melhoria da qualidade dos cursos superiores, das políticas desenvolvidas, da infraestrutura disponibilizada e outros aspectos”, aponta.  Segundo a procuradora institucional, os avaliadores do MEC analisam o percentual de alunos participantes e quais ações foram desenvolvidas pelos coordenadores de curso e gestores dos campi.

Por isso, a “Maratona Rumo ao 5” acontece não só no período do Recredenciamento Institucional, mas ao longo da vida acadêmica do estudante. Sua participação valoriza sua formação e seu diploma.

“A qualidade do curso é construída diariamente e estruturada na participação dos alunos; eles são os maiores interessados, e todo o esforço é para eles e por eles. Por isso, é fundamental a análise dos resultados das avaliações internas e externas no preenchimento das autoavaliações promovidas pela CPA e no desempenho na prova do Enade”, finaliza Rayanna.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!