Notícias
Estudantes apresentam suas pesquisas
Entre os estudantes-pesquisadores que participam do VI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, a opinião é unânime: o evento possibilita a troca de experiências e a aproximação com assuntos diversos às suas áreas de atuação.
Entre apresentações orais e banners, os jovens pesquisadores expõem os resultados de seus trabalhos, fruto de dedicação e muitas horas de estudo. Além das explicações aos visitantes interessados, os pesquisadores são avaliados pela Comissão do evento, que premiará os melhores trabalhos no último dia do Congresso.
Rafaela Arenari, estudante de psicologia da UFF, estudou a diferença entre escritor e autor em seu trabalho intitulado “A experiência total da Leitura”. Ela explica que o escritor nasce atraído por uma angústia diante do vazio da morte, da finitude da vida, e morre assim que conclui a obra. Já o autor é apenas um nome que se empresta à obra e que só existe com a morte do escritor.
“Concluí que a verdade é o que cada um sente e não o que o autor diz, o que importa é a emoção que a obra traz para cada leitor e não o que o autor diz sobre ela”, esclarece.
Um dos representantes do IFF no evento, Matheus Santos Maia Gomes, estudante de Engenharia de Controle e Automação do campus Campos-Centro, apresenta o trabalho “Ferramentas e Métodos para aperfeiçoamento do funcionamento de um agente conversacional” com o objetivo de expor alguns métodos de aprimoramento da ferramenta Blaze.
“O Blaze ajuda estudantes a resolver problemas de matemática dando condições a eles de aperfeiçoarem suas habilidades. No nosso trabalho, fazemos sugestões para melhoria do funcionamento desse agente – Blaze”, explica. Ele assina o trabalho juntamente com o estudante Neemias Vitorino sob a orientação da professora Eliane Vigneron.
Entre os alunos da Uenf está Laís Braga Borges, do curso de medicina veterinária. Há três anos ela dedica-se ao trabalho “Avaliação da circulação de vírus influenza A em cães atendidos no hospital veterinário da Uenf”, a partir da coleta de amostras de 76 cães.
“O objetivo é fazer o levantamento de qual subtipo viral apresenta maior circulação no período de 2012 a 2014”, afirma. O trabalho é orientado pelo professor Carlos Eurico Travassos e co-orientado por Claudia de Almeida.
O Congresso reúne 527 trabalhos: 333 projetos da Uenf, 125 do IFF e 69 trabalhos da UFF.
Veja o vídeo do evento no Gabinete Digital.
Para saber mais, acesse o site oficial do evento.
IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em: 04/06/2014)
— registrado em: Confict
Conteúdo relacionado