Estudantes do IFF devem participar do Enade 2023

por admin publicado 18/09/2023 15h31, última modificação 27/10/2023 20h40
Exame Nacional avalia a qualidade dos cursos de graduação. Provas serão aplicadas em 26 de novembro.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 está chegando. É a hora de avaliar a qualidade dos cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino, por meio do desempenho dos seus alunos na prova que será aplicada no dia 26 de novembro, em todo o Brasil.

No Instituto Federal Fluminense (IFF), os cursos a serem avaliados este ano são os seguintes: Arquitetura e Urbanismo, do Campos Centro; Engenharia Ambiental, do Campos Guarus; Engenharia de Controle e Automação, do Campos Centro e Macaé; Engenharia Elétrica, do Campos Centro e Macaé; Engenharia Mecânica, de Cabo Frio.

Ao todo, 293 alunos concluintes destes cursos, e que têm a partir de 80% da carga horária atendida, deverão fazer a prova. Antes, porém, os participantes têm que responder ao “questionário do estudante” até o dia 25 de novembro.

“O Enade é considerado componente curricular obrigatório, e o aluno que não o fizer fica impedido de colar grau. Além disso, a regularidade no exame, ou seja, participar da prova, é registrada em seu histórico escolar”, explica Rayanna Maciel, procuradora educacional institucional do IFF.

O exame, que é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), busca refletir o rendimento dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O desempenho dos alunos será traduzido em uma nota aplicada ao curso, conceito de 1 a 5. Se for abaixo de três, a instituição recebe a visita do Ministério da Educação (MEC) para avaliação in loco. Se fizerem uma boa prova, os cursos podem receber nota máxima, e os estudantes garantem em seus currículos a comprovação de uma formação de excelência.

“O Inep consegue avaliar externamente a qualidade do curso por meio do desempenho acadêmico dos alunos. Junto ao resultado, o Inep disponibiliza relatórios síntese de área para que os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), colegiados e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) analisem os avanços e os pontos que podem ser melhorados no projeto pedagógico de curso com o desenvolvimento de ações que promovem a manutenção da qualidade dele”, explica Rayanna, acrescentando que “ao receber como indicador de qualidade o conceito máximo, o curso se destaca nacionalmente e isso reflete na entrega do diploma de um curso de excelência”.

registrado em: , , ,