Notícias
Estudantes participarão de eleição
A Resolução nº 24 de 17 de outubro de 2014 estabelece as atribuições dos coordenadores de cursos, no âmbito do IFFluminense, entendendo ser este importante ator para a articulação e operacionalização do processo pedagógico e para o estabelecimento do diálogo entre estudantes e gestores. O documento está dividido pelos seguintes capítulos: Diretrizes e compromissos da coordenação de curso; Perfil do coordenador de curso; e Atribuições do coordenador de curso.
“Este é o principal objetivo deste documento: ressaltar o papel do Coordenador de Curso como elo catalisador que vincula as Políticas para a Educação Profissional e Tecnológica e as disposições dos Órgãos e das Instâncias Governamentais, com a dinâmica institucional, com a realidade socioeconômica do local de atuação da Instituição”, diz o documento, elaborado por um Grupo de Trabalho composto por 12 servidores do Instituto.
O trabalho teve como base a Portaria nº 763/2013 que aprovou as atribuições dos coordenadores de curso e a Portaria nº 381/2014 que designou Grupo de Trabalho para efetivar as ações pertinentes aos debates sobre a portaria de atribuições do coordenador de curso e a proposta do regulamento para eleição dos coordenadores de curso.
No caso do regulamento para eleição dos coordenadores, o Conselho Superior aprovou a Resolução nº 25 de 17 de outubro de 2014 que trata do Regulamento para Consulta à Comunidade Acadêmica para o Cargo de Coordenador dos Cursos Técnicos e Superiores.
O documento abrange os seguintes itens: Consulta à comunidade acadêmica, Candidatura, Votantes, Sistema Eleitoral, Natureza do Voto, entre outros pertinentes ao processo eleitoral. Um Grupo de Trabalho foi responsável por conduzir o debate nos campi com as Diretorias de Ensino, o Fórum de Coordenadores de cursos, além da Consulta Pública realizada no início de outubro.
A proposta nasceu a partir do representante dos discentes no Conselho Superior, o estudante de Arquitetura e Urbanismo, Gustavo Viana dos Santos, e sua aprovação mostra tanto a representatividade dos estudantes no órgão máximo do Instituto como a importância de sua participação nos processos pedagógicos da instituição.
“A participação do estudante nas eleições de coordenador de curso é uma conquista nossa, pleiteada e defendida por estudantes no Conselho Superior e que vem para nos mostrar que temos, sim, mecanismos, forças e totais condições que nos permitem lutar por uma educação mais justa e igualitária para todos”, declarou.
IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em: 28/10/14)