Inclusão

Evento sobre autismo lota auditório do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/07/2024 21h49, última modificação 26/07/2024 22h03
A mesa-redonda "Capacitar para incluir" foi realizada na tarde desta sexta-feira, no IFF Campus Campos Guarus, organizada pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis.
Evento sobre autismo lota auditório do IFF

Da esquerda para a direita: Daniela Balduíno (diretora-geral do IFF Guarus); Odila Mansur (pedagoga); Márcia Chrysóstomo (pró-reitora); deputado Reimont; Victor Saraiva (reitor) (Foto: Erlon Alves/IFF).

Auditório cheio numa tarde de sexta-feira. E um público diverso, entre profissionais da educação, profissionais liberais, representantes de entidades e instituições, e da política.

O evento Capacitar para incluir foi realizado na tarde desta sexta-feira, 26 de julho de 2024, no IFF Campus Campos Guarus, organizado pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis do Instituto Federal Fluminense.

O foco era apenas um: pensar e se capacitar para fazer uma educação inclusiva e diversa, em especial, refletir sobre o mundo e as necessidades das pessoas autistas.

A pedagoga do IFF, Odila Mansur, foi a responsável por tecer a rede de reflexões desta tarde: ela falou sobre as causas, o diagnóstico, a realidade e dificuldades das famílias e os princípios para pensar e fazer uma educação inclusiva. Um desafio para todos os profissionais de educação.

De acordo com ela, o transtorno atinge uma a cada 36 crianças nascidas vivas (dados de 2022 do CDC - EUA). “Em breve, todos nós teremos - na família, na escola, o vizinho - alguém com este diagnóstico. Então, é importante conhecer, refletir e aprender a lidar de forma a incluir socialmente estas pessoas.”

Odila Mansur em palestra sobre autismo

A pró-reitora de Políticas Estudantis, Márcia Chrysóstomo, que mediava a mesa, relatou estar emocionada com o auditório cheio. “Sou do tempo em que a gente promovia eventos de inclusão, trazia palestrante renomado e apareciam apenas três pessoas para participar”, conta, lembrando que na década de 90 o IFF recebeu três alunos cegos e ninguém sabia como proceder. Apesar da falta de capacitação, havia amor, e a equipe foi ouvir as demandas deles para aprender como atendê-los da melhor maneira. “E hoje estamos aqui dando um passo a frente na nossa missão institucional que é formar pessoas para atuarem nesta área”. Atualmente, destaca Márcia, o IFF conta com Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) em todas as suas unidades.

Também compondo a mesa, o deputado federal Reimont apontou a necessidade de todos se aprofundarem no Plano Nacional da Educação que será aprovado ano que vem. “Que vocês se debrucem no novo Plano Nacional de Educação para que ele tenha a educação inclusiva como base, para a gente respeitar os nossos filhos, as nossas filhas”.

Entre o público presente, a psicóloga Luciana do Rosário Siqueira Mota veio buscar conhecimento. “O aumento do diagnóstico de autismo tem crescido muito e para chegar a ele temos que ter muita certeza. Então, eu quero conhecer para me preparar para atender a quem precisa”.

O reitor do IFF, Victor Saraiva, participou do evento e destacou a luta pela inclusão e pela educação, reforçando que o objetivo é tornar o Instituto referência na formação profissional para o atendimento das pessoas com necessidades especiais. "Estamos na luta para que a gente continue com ações para o desenvolvimento das nossas comunidades, da nossa sociedade. Isso só acontece através da educação. E o exemplo aqui de todos e todas que estão participando, de tantas representações, prova o quanto é importante, o quanto nós estamos engajados com esse objetivo. E esse engajamento, ele é do Instituto Federal Fluminense e de toda a nossa comunidade aqui representada por uma série de instituições que estão aqui conosco".

Banda 29 de maio

(A Banda Centro Educacional 29 de maio colocou a plateia para aplaudir de pé ao fazer a abertura do evento, sob a regência de Carlos Alexandre que também é aluno do Curso FIC em Música de Banda do IFF Guarus.)