Reditec 2018

Experiências do ProfEPT são destaque na Reditec 2018

por Ana Paula Batista (IFMG) publicado 13/09/2018 20h50, última modificação 31/08/2023 12h51
Mestrandos socializam pesquisas desenvolvidas na Pós-graduação junto aos seus campi.
Experiências do ProfEPT são destaque na Reditec 2018

A professora Lilian Coelho apresenta o projeto "Eu, Cientista". (Foto: Rodrigo Fonseca - IFAM)

Oito estudantes do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) apresentaram suas pesquisas nesta quinta-feira, 13 de setembro, na sala Macaé, durante a Mostra de Experiências Exitosas da 42ª Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018) que está sendo sediada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) até o dia 14 de setembro, em Búzios, no Rio de Janeiro.

A Mostra tem o objetivo de compartilhar e socializar os projetos de sucesso da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco em soluções que integrem os diferentes temas e ações do ensino, da pesquisa e da extensão, com a sua gestão.

Os relatos apresentados são oriundos dos institutos federais do Pará (IFPA), da Paraíba (IFPB) e do Paraná (IFPR). Com o artigo “Iniciação científica: desenvolvendo competências e habilidades na educação profissional”, a docente Lilian Coelho de Freitas, do Campus Tucuruí do Instituto Federal do Pará (IFPA) revelou que o projeto surgiu após constatar um alto indíce de reprovação na disciplina de metodologia científica.

“Verifiquei a dificuldade em envolver os estudantes na disciplina e busquei maneiras para desmistificar o conceito de que pesquisa é algo inatingível. Por isso, com o projeto “Eu, Cientista”, os estudantes do curso técnico Manutenção e Suporte em Informática tiveram a missão de trazer os problemas do cotidiano e resolvê-los a partir do método científico, fazendo com que a autonomia intelectual mude a própria realidade deles”, disse a pesquisadora que após o projeto obteve 100% de aprovação da turma. Segundo ela, não basta os estudantes aprenderem apenas um conjunto de técnicas e, sim, aprender novas técnicas continuamente.

Os temas abordados ao longo da tarde foram: ferramentas transdisciplinares para o ensino, pesquisa e extensão na aquicultura; estudo de caso sobre representação gráfica junto aos profissionais do canteiro de obras; reflexões sobre a orientação profissional para formação integrada; proposta para prevenção do suicídio para os jovens da Rede Federal; princípios e concepções da EPT; proposta metodológica para abertura de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio; Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação no IFPR.

Novas turmas

Em 2018, o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou edital nacional com 820 vagas, sendo 410 destinadas aos servidores de 36 instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e do Colégio Pedro II e 410 vagas para a comunidade externa. O ProfEPT é um mestrado profissional na modalidade semipresencial, sendo coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Atualmente, o programa conta com mais de 1.200 discentes e 400 docentes.

Acompanhe a Reditec 2018 pelo FacebookInstagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube

As fotos do evento podem ser acessadas AQUI