Fórum

ForCaes debate políticas e estratégias para permanência estudantil

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/06/2017 15h47, última modificação 31/08/2023 12h41
Fórum reúne Representantes de Turma e Centros Acadêmicos em mesa de discussões no Campus Centro.
ForCAES

O Fórum de Representantes de Turma e Centros Acadêmicos da Educação Superior (ForCaes) recebeu representantes do movimento estudantil e dos Centros Acadêmicos, no último dia 20 de junho de 2017, no Auditório Cristina Bastos, no Campus Centro. Com o tema Permanência e Êxito: para além da "bolsificação", a sessão de debates promoveu uma discussão em torno das políticas e estratégias desenvolvidas para a permanência estudantil, bem como a reflexão sobre seus efeitos atuais e possíveis melhorias a médio e longo prazo. A mesa foi mediada pelo diretor de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas, Gustavo Lopes.

"Espaços como o de hoje são muito importantes para que a gente possa debater e criar essa cultura sobre algo que vai influenciar diretamente na vida estudantil", afirmou Caroline Falzoni, aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Já Bruno Sant’Anna, estudante da Universidade Federal Fluminense, atentou para novas alternativas de abordagem para o tema. "Defendemos um outro enfoque para a permanência estudantil: de forma estruturante e permanente, com a construção de bandejão, de moradia, compra de ônibus para transporte intercampi; além de um modelo universalizante, para que todo e qualquer estudante tenha acesso a esses auxílios".

De acordo com a diretora de Políticas da Educação Superior, Ana Mary Barreto : "O I ForCaes, embora tímido no número de participantes, se constituirá num espaço que, com certeza, ganhará musculatura para discussão das questões do ensino e dos movimentos estudantis, trazendo para o centro do debate o protagonismo do estudante".

Também estiveram presentes na mesa do encontro, Luiz Henrique Gomes Moraes, estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense; Gilberto Gomes, estudante da Universidade Estadual do Norte Fluminense e Caíque Azael, Estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro.