Notícias

Educação a distância

Fórum de Educação a Distância imprime novos rumos para a modalidade

por Comunicação Social Reitoria publicado 12/12/2025 15h29, última modificação 12/12/2025 15h29
O Centro de Referência do IFFluminense termina o ano com novas conquistas para a EAD.
Fórum de Educação a distância imprime novos rumos para a modalidade

O palestrante do IFSuldeminas, os diretores Thales Bittencourt e Aline Pires, e membros do Fórum de EAD participaram dos debates.

  O quarto encontro do Fórum de Educação a Distância (EAD) foi realizado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2025, no Campus Cabo Frio, assim como uma mesa redonda direcionada a debater os rumos do ensino a distância no IFFluminense.

 Idealizado pela diretora do Centro de Referência (Cref), Aline Pires Vasconcelos, o Fórum representa um avanço da gestão no que se refere à educação a distância, tanto como um espaço de debate, como no estabelecimento de políticas para fortalecer e ampliar a EAD no IFF, seja buscando investir no âmbito institucional ou com fomento externo.

 "São muitos os benefícios que a EAD vai proporcionar, permitindo que a instituição atinja um público que não alcançaria uma formação por meio da educação presencial", ressalta Aline.

 A reunião do Fórum de EAD contou com a presença do reitor do IFF, Victor Saraiva, que destacou que a parceria com o Estado, por meio do Centro de Educação a distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), irá contribuir para a democratização dessa modalidade de ensino na região. Também estavam presentes o coordenador de Metodologias e Tecnologias do Cref, Arthur Rezende, o diretor do Campus Cabo Frio, Thales Bittencourt, e os integrantes do Fórum de EAD dos diversos campi.

Victor Saraiva e Aline Pires - Forum EAD

 Posteriormente, Evandro Moreira da Silva, coordenador de Educação a Distância do IFSuldeminas, proferiu uma palestra sobre estudos desenvolvidos naquela instituição, destacando que a EAD é uma educação inclusiva que promove oportunidade para aqueles cidadãos que não têm a possibilidade de fazer uma formação regular por diversas situações. "Essa é uma política direcionada para a classe trabalhadora que também precisa ter oportunidade de formação", complementa Evandro. 

 A expectativa é de que as ações do Fórum de EAD gerem mais oportunidades para o público trabalhador e, assim, o IFF continue cumprindo sua missão de levar educação pública, gratuita e de qualidade para a sociedade.  

                                           Forum EAD em Cabo Frio