Gestores do IFF participam da 37ª Reditec

por admin publicado 04/09/2013 12h00, última modificação 31/08/2023 12h47
A 37ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) acontece até a próxima quinta-feira, 05 de setembro de 2013, em Maceió-AL.

A Reditec 2013 “Inovação tecnológica para o desenvolvimento: o papel da Rede Federal”, reúne cerca de 600 dirigentes da Rede Federal de todo o Brasil, vindos das 450 unidades vinculadas à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O evento tem o objetivo de promover debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica no Brasil.

Na cerimônia de abertura, realizada na segunda-feira (2), no Teatro Gustavo Leite do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Aléssio Trindade de Barros; o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e diretor administrativo do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Augusto Caldas Pereira, que representou o presidente do Conif, Caio Mário Bueno Silva; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton; o prefeito de Coruripe (AL), Joaquim Beltrão Serqueira; e o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira.

Além de dar boas-vindas aos participantes, o reitor Sérgio Teixeira explicou que a edição de 2013 marca o início de uma nova proposta para a realização da reunião anual.

Entre as novidades, a participação de 110 pró-reitores, que antes não integravam o evento; ampliação da comissão central e a criação de grupos de trabalhos que irão debater, ao longo de três dias, temas estratégicos para o avanço do ensino profissionalizante como Pronatec, inovação tecnológica, evasão escolar, capacitação de servidores etc.; e a exposição de 28 experiências exitosas que serão relatadas pelos servidores da Rede Federal.

Diretor de Desenvolvimento da Rede, Aléssio Barros falou em nome do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antônio de Oliveira, que estará na Reditec no dia 5. Para Aléssio, o encontro deve colocar em pauta “a agenda futura que vai se impor neste país”. Ele defendeu a necessidade dos institutos federais continuarem trabalhando no desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão presentes.

“Que tipo de pesquisa deve ser feita em municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), onde muitas de nossas unidades estão instaladas? Qual trabalho pode dar impacto social e gerar indicadores? São pontos que precisamos debater e propor mudanças”, argumentou.

Em seu discurso, o diretor administrativo do Conif e reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, abordou o tema que norteia as discussões da Reditec deste ano.  “A questão que nos mobiliza neste evento é a inovação. Trago um convite aos participantes para a indagação e o questionamento. Discutir o que é realmente inovador e necessário aplicar em nossas instituições de educação profissional e tecnológica”, afirmou.

Primeiro dia de atividades - A primeira manhã de atividades da 37ª Reditec foi marcada pelo tema da inovação, pauta permanente nas discussões da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

O painel “Educação profissional e tecnológica na articulação com pesquisa e inovação, no contexto do setor produtivo” - apresentado por Aléssio Trindade, diretor de desenvolvimento da Rede Federal e por David Domingos, pesquisador-assistente do Instituto Fraunhofer (Alemanha), mediado por Luiz Augusto Caldas, diretor-administrativo do Conif e reitor do IFF - deu início aos trabalhos da programação científica do evento e trouxe para os participantes o debate sobre a importância dos Institutos Federais (IFs) no desenvolvimento de pesquisa aplicada em parceria com o setor produtivo e entidades governamentais.

Saiba mais em http://www.reditec.ifal.edu.br/.

Fonte: Ascom IFF com Ascom Ifal

(Publicada em 04/09/2013)