Notícias

A voz da comunidade

Gestores e Comissões Próprias de Avaliação se unem para traçar planos de melhoria

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/09/2025 17h40, última modificação 02/09/2025 15h53
As CPAs locais apresentaram os resultados da autoavaliação institucional e colaboraram com a construção dos planos de ação dos campi.
Gestores e Comissões Próprias de Avaliação se unem para traçar planos de melhoria

Escuta ativa da comunidade se transforma em direcionamento estratégico (Arte: Lionel Mota/IFF).

 As Comissões Próprias de Avaliação (CPA) dos campi do IFF reuniram-se com as equipes de gestão para apresentar os principais resultados da autoavaliação institucional de 2024. A pesquisa foi realizada neste ano de 2025 e colheu as percepções de estudantes e servidores sobre as estruturas e ações desenvolvidas no Instituto.

 Durante os encontros, entre junho e agosto, gestores e membros da CPA buscaram transformar as informações da pesquisa em ações concretas de melhoria para cada unidade. Os gestores foram convidados a refletir e atuar sobre os pontos críticos apontados, fortalecendo a qualidade do ensino, da estrutura e dos serviços oferecidos nas unidades. 

 Por exemplo, a  diretora de Planejamento do Campus Campos Centro, Camila Sales, participou das reuniões e ressalta que um dos apontamentos identificados durante a pesquisa da autoavaliação foi a necessidade de aprimorar a comunicação interna. 

 “Diante disso, o campus tem buscado algumas medidas como a atualização e a diversificação nos nossos canais oficiais de comunicação. Hoje, temos as nossas reuniões de pauta da gestão com a Assessoria de Comunicação; estamos fortalecendo nossos murais digitais e fazendo reuniões setoriais de forma periódica”, conta Camila.

 “Nós acreditamos que essas iniciativas têm como objetivo garantir uma maior clareza, ampliar o alcance das informações e incentivar a participação da nossa comunidade acadêmica de forma que a gente consiga transformar uma demanda diagnosticada em ações práticas para o nosso campus”, complementa.

A autoavaliação é um processo contínuo 

 O trabalho das CPAs acontece ao longo de todo o ano com a análise dos dados, promoção do diálogo com a comunidade e acompanhamento dos desdobramentos das ações. Essa atuação permanente reforça o compromisso institucional com a transparência, a participação e o aperfeiçoamento dos serviços ofertados à comunidade.

 “Essa etapa é uma das mais importantes do processo, porque é quando a gestão responde à comunidade com propostas reais de mudança. A CPA tem um papel essencial ao transformar as respostas em caminhos para melhorias,” afirma Alexandre Manhães, presidente da CPA do IFF.

 “A autoavaliação é um instrumento institucional muito importante para o planejamento do IFF, pois oferece um retrato legítimo das vivências de estudantes e servidores. Utilizar essas informações para orientar as ações é fundamental para termos uma gestão mais conectada com as necessidades da comunidade,” reforça Fernando Rufino, diretor de Desenvolvimento Institucional.

Próximos passos da CPA

 Após a apresentação dos resultados e a definição dos planos de ação dos campi, a CPA segue com suas atividades e já está conduzindo a próxima etapa do processo: a revisão do questionário que será utilizado na próxima autoavaliação institucional. 

 A construção do novo instrumento tem buscado equilibrar diferentes perspectivas: por um lado, garantir que os dados gerados sejam úteis para a gestão, permitindo identificar com facilidade onde agir; por outro, tornar as perguntas mais acessíveis e compreensíveis para estudantes e servidores, tanto na linguagem quanto no foco. 

 O objetivo é manter a autoavaliação como um processo vivo, sensível às transformações nos campi e cada vez mais conectado com as demandas reais da comunidade acadêmica. 

 Os relatórios da autoavaliação e seus respectivos Planos de Ação, com as medidas propostas, podem ser acessados por toda a comunidade acadêmica AQUIAcesse também a Página da CPA.