Políticas Educacionais

Gestores participam do I Ciclo de Gestão do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/03/2018 12h57, última modificação 31/08/2023 12h48
Durante o evento foram definidos temas prioritários para a construção das políticas educacionais do Instituto.
Gestores participam do I Ciclo de Gestão do IFFluminense

Evento teve como tema “Articulando ações para a construção das políticas educacionais”.

Pró-reitores, diretores sistêmicos e coordenadores da Reitoria participaram, nos dias 08 e 09 de março, do I Ciclo de Gestão do IFFluminense. O evento, realizado em um dos auditórios do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), teve como tema “Articulando ações para a construção das políticas educacionais”.

Durante o evento, os gestores participaram de atividades dinâmicas com o objetivo de promover uma reflexão sobre as ações do Instituto, integração da equipe e articulação de estratégias que contribuam para a melhoria e construção das políticas de educação. “É um momento de construir caminhos para a gestão”, destacou o reitor Jefferson Manhães, na abertura do I Ciclo de Gestão.

A programação também contou com palestra sobre a Internacionalização da Rede Federal, proferida pelo reitor, e apresentações das principais ações das Pró-reitorias e Diretorias Sistêmicas. Ao final do evento, foram definidos temas prioritários, que auxiliarão na construção das políticas educacionais do IFF, como Permanência e Êxito, Formação Continuada de Servidores, Internacionalização, Redefinição Curricular e Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.

“Após a definição desses temas prioritários, os grupos de trabalho voltarão a se reunir para a construção do Plano de Ação”, afirma a diretora de Planejamento Estratégico do IFF, Alline Morais, acrescentando que a intenção é de que "esse encontro com os gestores ocorra duas vezes por ano, para que o fortalecimento de ações em prol da melhoria da instituição tenha caráter contínuo”.

O reitor Jefferson Manhães avalia que o Ciclo de Gestão trouxe como resultado uma apropriação, por parte de todos os gestores, de temas que muitas vezes são específicos de uma Pró-reitoria ou Diretoria. “A partir desse compartilhamento de temas e atividades foi possível que todos pudessem não só se apropriar da gestão e perceber a complexidade, diversidade e riqueza dos assuntos, mas também sair mais unidos e cientes da nossa missão institucional”, destaca.