Bolsa Estudantil

IFF adere ao Programa Pé-de-Meia

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/03/2024 16h04, última modificação 08/03/2024 12h50
Os estudantes inscritos no programa receberão um total de até R$ 9.200,00 em bolsas.
IFF adere ao Programa Pé-de-Meia

(Arte: Ministério da Educação)

O Instituto Federal Fluminense irá aderir ao Pé-de-Meia, um programa que visa democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, por meio do incentivo à permanência escolar. Tal incentivo se dará na forma de bolsas estudantis que podem chegar a R$ 9.200,00 por aluno, ao final de sua formação.

Lançado pelo Governo Federal, o Pé-de-Meia é voltado para os estudantes do ensino médio da rede pública. "O programa tem como principais propostas diminuir a evasão e auxiliar na permanência e êxito. É mais uma iniciativa para auxiliar nossos estudantes na sua formação acadêmica e profissional", destaca Maurício Vicente, diretor de Políticas Estudantis do IFF.

O público-alvo do programa no Instituto será estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda, matriculados no ensino médio integrado, pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Os estudantes inscritos no Pé-de-Meia receberão um incentivo financeiro de R$ 200,00 por mês e, ao final do ano, se aprovados, uma bolsa de R$ 1.000,00 por cada ano cursado.

Não será necessária uma inscrição. Para participar da seleção, basta ao aluno do ensino médio integrado estar cadastrado no CadUnico. O cadastro é feito pessoalmente, num posto de atendimento na cidade onde a família mora. O responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família que moram com ele. É importante levar os CPFs de todos e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.

O Instituto fará um levantamento dos alunos e enviará ao Ministério da Educação (MEC). Uma vez selecionado, o aluno contemplado pela bolsa deverá ser aprovado nos anos letivos e manter uma frequência de 80% da carga horária.

Todas as informações sobre o CadUnico podem ser encontradas no site do governo.