Notícias

I Fórum

IFF assina protocolo de intenções para o fortalecimento de políticas afirmativas voltadas a estudantes indígenas e quilombolas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/08/2025 15h20, última modificação 22/08/2025 10h01
A ação envolveu instituições de ensino superior públicas do estado do Rio de Janeiro durante evento realizado dos dias 13 a 15 de agosto.
IFF assina protocolo de intenções para o fortalecimento de políticas afirmativas voltadas a estudantes indígenas e quilombolas

Reitor afirma que o Instituto está comprometido com a construção de uma política voltada aos estudantes indígenas e quilombolas (Foto: Divulgação IFF).

 Servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) participaram do I Fórum de Educação Superior para Povos Indígenas e Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, realizado dos dias 13 a 15 de agosto de 2025, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. 

 Na ocasião, reitores das instituições de ensino superior públicas do estado assinaram um Protocolo de Intenções que visa a construção conjunta e o fortalecimento das políticas afirmativas voltadas a estudantes indígenas e quilombolas.

 O reitor do IFF, Victor Saraiva, participou da cerimônia e ressaltou a importância da atuação integrada entre as instituições. “A assinatura do Protocolo representa um passo fundamental para que possamos avançar em políticas de inclusão que garantam não apenas o acesso, mas também a permanência de estudantes indígenas e quilombolas em nossas instituições. O IFFluminense está plenamente comprometido com a construção conjunta dessa política”, afirmou.

 O evento reuniu representantes de instituições públicas federais e estaduais de ensino superior, de povos Indígenas e Quilombolas, estudantes e gestores públicos de forma a promover o diálogo interinstitucional e intercultural em torno das políticas de acesso e permanência, fortalecer a articulação entre universidades e institutos federais, valorizar os saberes, as identidades e as culturas indígenas e quilombolas.

 Durante os três dias de atividades, foram realizadas mesas-redondas, grupos de discussão e apresentações culturais, criando espaços de diálogo e valorização dos saberes tradicionais. 

 De acordo com o diretor de Políticas de Assistência Estudantil do IFF, Lenon Araújo de Matos, as propostas apresentadas no Fórum serão sistematizadas para fortalecer a articulação entre as instituições e as comunidades quilombolas e indígenas buscando-se avançar na construção de uma política sólida que amplie a equidade educacional e garanta a diversidade no ensino superior. 

Saiba Mais:

 O IFF compõe a comissão interinstitucional, organizadora do Fórum e articuladora pela construção da política, desde o primeiro semestre de 2024. A instituição foi representada no evento pela pró-reitora de Políticas Estudantis, Márcia Chrysóstomo, e o diretor da área, Lenon Araújo de Matos; pela diretora de Políticas de Formação Integral, Josemara Pessanha, e pela servidora da Pró-reitoria de Ensino, Gilmara Basílio Caetano. Ainda compuseram o grupo as servidoras dos Campi Cabo Frio e Macaé, Jessica Oliveira Monteiro e Maíra Freitas Cardoso.

Servidores do IFF no I Fórum de Educação Superior para Povos Indígenas e Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro

 Dois estudantes quilombolas  do IFF também participaram: Thiago Oliveira de Goyano Fernandes do Quilombo da Rasa (Búzios-RJ), do curso de Engenharia Elétrica do Campus Macaé; e Leticia de Jesus do Espírito Santo do Quilombo Lagoa Feia (Campos dos Goytacazes), do curso de Engenharia Ambiental do Campus Guarus. 

 “Um princípio fundamental que marca essa articulação é a construção com as comunidades envolvidas, baseada em metodologias que garantam a elaboração política consultando centralmente as comunidades sobre direitos e ações que lhes dizem respeito, comprometida assim com as previsões contidas na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)”, ressalta a servidora Jéssica Oliveira Monteiro.