Recursos

IFF capta mais de R$ 5 milhões de emendas parlamentares para investimentos em suas unidades

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/12/2019 11h54, última modificação 10/10/2023 12h33
Valores captados em 2019 serão investidos em infraestrutura, aquisição de equipamentos e custeio.
IFF capta mais de 5 milhões de emendas parlamentares para investimentos em suas unidades

Polo de Inovação receberá recursos para ampliação de laboratórios, entre outros investimentos.

O Instituto Federal Fluminense conquistou, em 2019, um total de R$ 5.612.017,00 em emendas parlamentares, destinadas por deputados federais para investimentos na Reitoria, no Polo de Inovação e em diversos campi, no próximo ano.

O trabalho de captação de recursos extraorçamentários, por meio de emendas parlamentares, vem sendo realizado no IFF, desde 2016, com a criação da Diretoria de Relações Institucionais. No total, já foram captados cerca de 30 milhões, de acordo com o diretor Fernando Ferrara. Em 2020, os recursos serão investidos na melhoria de infraestrutura, aquisição de equipamentos e custeio.

“Os recursos das emendas parlamentares têm como prioridade construir novos espaços acadêmicos, readequar e equipar tais ambientes com tudo o que for necessário ao seu pleno funcionamento, a fim de dotar e organizar as nossas unidades com elementos essenciais que impactarão na melhoria do atendimento aos nossos estudantes e à sociedade”, destaca Fernando.

As emendas foram destinadas pelos deputados federais do Rio de Janeiro, Alessandro Molon, Alexandre Serfiotis, Altineu Côrtes, Chico D’Angelo, Chris Tonietto, Christino Aureo, Felício Laterça, Glauber Braga, Helio Lopes, Marcelo Freixo, Paulo Ganime e Wladimir Garotinho (veja no quadro abaixo). “Gostaria de registrar os nossos agradecimentos aos parlamentares que nos ajudam a engrandecer o Instituto Federal Fluminense, ampliando e melhorando sua capacidade de realizar um ensino de melhor qualidade e referenciado no interior de nosso Estado”, ressalta Fernando.

Entre as unidades beneficiadas com os recursos, o Polo de Inovação do IFF receberá cerca de R$ 2.000.000,00, que serão investidos na ampliação das capacidades dos Laboratórios destinados à Análise da Água, Energias Renováveis, Prototipação 3D e de Placas de Circuitos Impressos, além de infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), aquisição de mobiliário, melhoria da acessibilidade e investimentos no barco solar, projeto realizado em parceria com os campi São João da Barra e Cabo Frio.

“Com esses investimentos, o Polo se consolida como uma infraestrutura multiusuário, que desenvolve projetos com estreita colaboração com os campi do IFF e atende às empresas parceiras, inclusive as incubadas pela TEC Campos”, ressalta o diretor da unidade, Rogério Atem, acrescentando que, com a ampliação da capacidade de prototipação e reimplantação da sala limpa junto ao Laboratório de Análise de Águas (LabFoz), o número de atividades com as empresas incubadas tende a aumentar.

No Campus Campos Guarus, as emendas no valor de R$ 500.000,00, serão destinadas para a construção de um Ambulatório, que contribuirá para a melhoria do Curso Técnico em Enfermagem e para a criação do curso de graduação na mesma área. “Esta é, sem dúvida, uma conquista para o IFF e para toda a sociedade”, afirma o diretor-geral do campus, Christiano Carvalho.

Já o Campus Avançado Cambuci, que receberá R$ 650.000,00, planeja investir esse recurso na construção de dois novos ambientes: o alojamento feminino com capacidade para 20 alunas, e a biblioteca, uma demanda antiga da unidade. Para o diretor-geral do campus, Luiz Alberto Hosken, “além de possibilitar aos alunos um ambiente de estudos com todos os requisitos necessários para o desenvolvimento escolar, outra importante função da biblioteca será a construção de um Plano Pedagógico de Curso para a verticalização (curso superior) na área de recursos naturais”.

No Campus Avançado São João da Barra, os recursos, no valor de R$ 300.000,00, serão empregados na conclusão do prédio administrativo. De acordo com o diretor da unidade, Valdeir Júlio, desde 2014, o campus possui um único prédio para atividades de ensino e administrativas, o que dificulta a criação de novos cursos e o aumento do número de vagas para estudantes. “A conclusão do prédio administrativo oportunizará a expansão da atuação do Instituto na região, contribuindo de maneira sólida e eficaz para o desenvolvimento social, humano, técnico e científico do município de São João da Barra e dos municípios limítrofes que também são atendidos por nossa instituição”, ressalta o diretor.