Notícias

Cultura

IFF Centro receberá prévia do I Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/05/2017 16h03, última modificação 31/08/2023 12h40
Campus sediará evento que visa criar estratégias para fomento do cenário cultural regional, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio
nf.jpg

Evento acontecerá dia 19 de maio, das 15 às 20 horas, no Campus Centro.

 Uma prévia do I Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos do Rio de Janeiro será realizada no próximo dia 19 de maio, das 15h às 20h, no auditório Reginaldo Rangel do Campus Centro do IFFluminense. O evento, estimulado pela Secretaria de Estado de Cultura, tem como objetivo discutir propostas e estratégias para implementação de diretrizes da Política Estadual de Cultura, por meio de um amplo debate envolvendo diversos segmentos artísticos e com a participação ativa da comunidade.

 As prévias acontecerão em várias regiões fluminenses e servem de aporte para o evento principal, que deverá ocorrer no final de julho, na cidade do Rio de Janeiro. Cada segmento terá a oportunidade de discutir as políticas específicas de sua área. A edição de Campos dos Goytacazes foi intermediada pela coordenadora de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, Kátia Macabu, e pelo representante do Norte Fluminense no Conselho Estadual de Política Cultural, Bruno Costa, tendo em vista o trabalho voltado ao desenvolvimento da arte e da cultura, com grupos artísticos e, especialmente, com a implantação recente de dois cursos de Licenciatura (em Música no Campus Guarus e em Teatro no Campus Centro).

 "Na ocasião, terei a oportunidade de discorrer sobre o Plano de Cultura do IFFluminese, que se encontra em consulta pública no participa.br até o dia 12 de julho próximo, além de ouvir a classe artística de uma parcela do território de abrangência do Instituto”, declara Kátia. A coordenadora irá fazer parte da mesa de abertura do evento.

 Para Bruno, o encontro é um processo necessário na busca de uma aproximação maior com a realidade artística de cada localidade, bem como suas demandas. “Nossa região tem um potencial cultural que precisa ser formatado, debatido e divulgado. Abre-se mais uma porta para o diálogo e para a visibilidade de nossa cultura", ressalta o conselheiro.