Notícias
Destaque na Ciência
IFF conquista primeiros lugares na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti)
Nesta edição, o IFF participou com quatro projetos, sendo três do Campus São João da Barra e um do Campus Bom Jesus do Itabapoana (Foto: Divulgação/IFF).
O Instituto Federal Fluminense (IFF) obteve resultados expressivos na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), realizada nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), no Rio de Janeiro. A feira é considerada uma das principais vitrines da produção científica estudantil do estado.
Nesta edição, o IFF participou com quatro projetos, sendo três do Campus São João da Barra e um do Campus Bom Jesus do Itabapoana, evidenciando a diversidade temática, a qualidade científica e o compromisso institucional com a inovação, a inclusão e o desenvolvimento regional.
Dois projetos do Campus São João da Barra conquistaram o 1° lugar em suas respectivas categorias e irão representar o estado do Rio de Janeiro na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
O projeto “SJBytes: A Computação Aplicada no Estudo Climático em São João da Barra”, vencedor na categoria Ciências Exatas e da Terra – Ensino Médio/Técnico, desenvolveu uma estação meteorológica de baixo custo para o monitoramento climático local, com foco no distrito de Atafona, área fortemente impactada pela erosão costeira. A iniciativa utiliza recursos de computação aplicada para coleta, processamento e disponibilização de dados ambientais em tempo real, contribuindo para o planejamento de políticas públicas e para a formação científica dos estudantes.

(Foto: Divulgação/IFF).
Para o coordenador do projeto, professor Elias dos Santos Silva Junior, a conquista é resultado de um processo construído com perseverança ao longo dos últimos anos. “Toda a caminhada até a Fecti foi difícil, mas nunca impossível. Foram três anos tentando, errando, aprendendo e sempre buscando melhorar. Cada erro virou aprendizado. Apresentar esse projeto, trocar experiências e conquistar esse título foi muito significativo. Levo mais um prêmio para o Campus São João da Barra e a motivação de buscar muitos outros no futuro”, avalia.
O estudante Lucas da Silva Santos, integrante da equipe do SJBytes, também destacou a importância do apoio institucional durante o desenvolvimento do projeto. “Foram anos de muito aprendizado. O apoio constante do coordenador, sempre ao nosso lado nos auxiliando nas dificuldades, foi fundamental para que a gente não desistisse. Isso serviu como um combustível para continuar no projeto e chegar até essa conquista.”
Também premiado com o primeiro lugar, o projeto “SJBots em Ação: Inclusão Social por Meio da Robótica Educacional”, na categoria Interdisciplinar – Ensino Médio/Técnico, investigou o uso da robótica educacional como estratégia de inclusão social. O trabalho foi desenvolvido por meio de oficinas Steam/Maker e ações inclusivas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de São João da Barra, contemplando estudantes em situação de vulnerabilidade social, incluindo alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

(Fotos: Divulgação/IFF).
A importância da infraestrutura de apoio à inovação foi destacada pelo coordenador do projeto SJBots em Ação e do LabIFMaker SJB, professor Allysson Tavares. “A premiação do SJBots em Ação na Fecti representa o reconhecimento de um trabalho construído de forma coletiva, que alia ciência, educação e inclusão social. O projeto mostrou que a robótica educacional pode ser uma ferramenta potente de transformação, especialmente quando chega a crianças e jovens em contextos de vulnerabilidade, com o envolvimento das famílias e da comunidade”, comenta.
Allyson ressalta ainda que esse resultado também evidencia a importância do LabIFMaker SJB como espaço de apoio à concepção e ao desenvolvimento de projetos de qualidade. “O laboratório já foi premiado em edições anteriores da feira e vem se consolidando como um polo regional de inovação, articulando ensino, pesquisa e extensão”, lembra.
O protagonismo estudantil também marcou a participação na feira. O estudante Marcelo Ecard Souza dos Anjos, do projeto SJBots em Ação, ressaltou o impacto social da iniciativa. “Participar do SJBots em Ação foi uma experiência muito marcante para mim. Tivemos a chance de conviver com as crianças, aprender com elas e ver de perto como a robótica pode fazer diferença na vida das pessoas. O apoio das famílias foi essencial em todo o processo e fez com que a comunidade confiasse ainda mais no projeto. Esse reconhecimento nos dá motivação para continuar e mostra que a ciência e a tecnologia também podem ser usadas para incluir e aproximar as pessoas.”
Participação de outros campi do IFFluminense
Além dos projetos premiados, o IFF também foi representado pelo trabalho “Inovação e Ciência Interdisciplinar no Letramento Racial e Indígena”, do Campus Bom Jesus do Itabapoana, e pelo projeto “Construindo Olhares: Materiais Didáticos Makers sobre Problemas de Visão”, do Campus Avançado São João da Barra, ambos na categoria Interdisciplinar – Ensino Médio/Técnico, reforçando o compromisso institucional com práticas pedagógicas inovadoras e socialmente referenciadas.

(Foto: Divulgação/IFF).
Como reconhecimento adicional, os estudantes Yago Gama de Sousa e Jarbas Gabriel Manhaes Nogueira, integrantes das equipes vencedoras, foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq, com duração de 12 meses, para a continuidade das pesquisas desenvolvidas.
“A participação do Instituto Federal Fluminense na XIX Fecti reafirma seu papel estratégico na produção de conhecimento científico, no incentivo ao protagonismo estudantil e na consolidação de ambientes de inovação alinhados às demandas sociais e territoriais”, finaliza o professor Allysson Tavares, diretor de Formação Profissional da Pró-reitoria de Ensino do IFF.