Notícias

Destaque na Ciência

IFF conquista primeiros lugares na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti)

por Comunicação Social da Reitoria com Pró-reitoria de Ensino publicado 16/12/2025 10h40, última modificação 17/12/2025 10h25
Dois projetos do Campus São João da Barra foram vencedores em suas respectivas categorias e irão representar o estado do Rio de Janeiro na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
IFF conquista primeiros lugares na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti)

Nesta edição, o IFF participou com quatro projetos, sendo três do Campus São João da Barra e um do Campus Bom Jesus do Itabapoana (Foto: Divulgação/IFF).

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) obteve resultados expressivos na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), realizada nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), no Rio de Janeiro. A feira é considerada uma das principais vitrines da produção científica estudantil do estado.

 Nesta edição, o IFF participou com quatro projetos, sendo três do Campus São João da Barra e um do Campus Bom Jesus do Itabapoana, evidenciando a diversidade temática, a qualidade científica e o compromisso institucional com a inovação, a inclusão e o desenvolvimento regional.

 Dois projetos do Campus São João da Barra conquistaram o 1° lugar em suas respectivas categorias e irão representar o estado do Rio de Janeiro na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

 O projeto “SJBytes: A Computação Aplicada no Estudo Climático em São João da Barra”, vencedor na categoria Ciências Exatas e da Terra – Ensino Médio/Técnico, desenvolveu uma estação meteorológica de baixo custo para o monitoramento climático local, com foco no distrito de Atafona, área fortemente impactada pela erosão costeira. A iniciativa utiliza recursos de computação aplicada para coleta, processamento e disponibilização de dados ambientais em tempo real, contribuindo para o planejamento de políticas públicas e para a formação científica dos estudantes.

IFF conquista primeiros lugares na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti)

(Foto: Divulgação/IFF).

 Para o coordenador do projeto, professor Elias dos Santos Silva Junior, a conquista é resultado de um processo construído com perseverança ao longo dos últimos anos. Toda a caminhada até a Fecti foi difícil, mas nunca impossível. Foram três anos tentando, errando, aprendendo e sempre buscando melhorar. Cada erro virou aprendizado. Apresentar esse projeto, trocar experiências e conquistar esse título foi muito significativo. Levo mais um prêmio para o Campus São João da Barra e a motivação de buscar muitos outros no futuro”, avalia.

 O estudante Lucas da Silva Santos, integrante da equipe do SJBytes, também destacou a importância do apoio institucional durante o desenvolvimento do projeto. “Foram anos de muito aprendizado. O apoio constante do coordenador, sempre ao nosso lado nos auxiliando nas dificuldades, foi fundamental para que a gente não desistisse. Isso serviu como um combustível para continuar no projeto e chegar até essa conquista.”

 Também premiado com o primeiro lugar, o projeto “SJBots em Ação: Inclusão Social por Meio da Robótica Educacional”, na categoria Interdisciplinar – Ensino Médio/Técnico, investigou o uso da robótica educacional como estratégia de inclusão social. O trabalho foi desenvolvido por meio de oficinas Steam/Maker e ações inclusivas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de São João da Barra, contemplando estudantes em situação de vulnerabilidade social, incluindo alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

IFF conquista primeiros lugares na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti)

IFF conquista primeiros lugares na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti)(Fotos: Divulgação/IFF). 

 A importância da infraestrutura de apoio à inovação foi destacada pelo coordenador do projeto SJBots em Ação e do LabIFMaker SJB, professor Allysson Tavares. “A premiação do SJBots em Ação na Fecti representa o reconhecimento de um trabalho construído de forma coletiva, que alia ciência, educação e inclusão social. O projeto mostrou que a robótica educacional pode ser uma ferramenta potente de transformação, especialmente quando chega a crianças e jovens em contextos de vulnerabilidade, com o envolvimento das famílias e da comunidade”, comenta. 

 Allyson ressalta ainda que esse resultado também evidencia a importância do LabIFMaker SJB como espaço de apoio à concepção e ao desenvolvimento de projetos de qualidade. “O laboratório já foi premiado em edições anteriores da feira e vem se consolidando como um polo regional de inovação, articulando ensino, pesquisa e extensão”, lembra.

 O protagonismo estudantil também marcou a participação na feira. O estudante Marcelo Ecard Souza dos Anjos, do projeto SJBots em Ação, ressaltou o impacto social da iniciativa. “Participar do SJBots em Ação foi uma experiência muito marcante para mim. Tivemos a chance de conviver com as crianças, aprender com elas e ver de perto como a robótica pode fazer diferença na vida das pessoas. O apoio das famílias foi essencial em todo o processo e fez com que a comunidade confiasse ainda mais no projeto. Esse reconhecimento nos dá motivação para continuar e mostra que a ciência e a tecnologia também podem ser usadas para incluir e aproximar as pessoas.”

 Participação de outros campi do IFFluminense

 Além dos projetos premiados, o IFF também foi representado pelo trabalho “Inovação e Ciência Interdisciplinar no Letramento Racial e Indígena”, do Campus Bom Jesus do Itabapoana, e pelo projeto “Construindo Olhares: Materiais Didáticos Makers sobre Problemas de Visão”, do Campus Avançado São João da Barra, ambos na categoria Interdisciplinar – Ensino Médio/Técnico, reforçando o compromisso institucional com práticas pedagógicas inovadoras e socialmente referenciadas.

IFF conquista primeiros lugares na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti)

(Foto: Divulgação/IFF). 

 Como reconhecimento adicional, os estudantes Yago Gama de Sousa e Jarbas Gabriel Manhaes Nogueira, integrantes das equipes vencedoras, foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq, com duração de 12 meses, para a continuidade das pesquisas desenvolvidas.

 “A participação do Instituto Federal Fluminense na XIX Fecti reafirma seu papel estratégico na produção de conhecimento científico, no incentivo ao protagonismo estudantil e na consolidação de ambientes de inovação alinhados às demandas sociais e territoriais”, finaliza o professor Allysson Tavares, diretor de Formação Profissional da Pró-reitoria de Ensino do IFF.