IFF divulga prestação de contas do exercício 2019

por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/08/2020 12h45, última modificação 31/08/2023 13h00
Relatório de Gestão foi aprovado pelo Conselho Superior do IFFluminense.
IFF divulga prestação de contas do exercício 2019

A Prestação de Contas de 2019 do Instituto Federal Fluminense está disponível para consulta da comunidade acadêmica e da sociedade. O relatório de gestão do exercício anterior foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup), órgão máximo da instituição, em reunião extraordinária realizada no dia 18 de agosto. Acesse AQUI a Resolução N.º 40, de 28 de agosto de 2020.

A prestação de contas é um instrumento obrigatório, que tem como principal objetivo fornecer uma visão clara para a sociedade, gestão e órgãos de controle sobre a estratégia institucional, governança, execução orçamentária e financeira e alocação de recursos no ano de referência, além de demonstrar e justificar os resultados alcançados em face dos objetivos estabelecidos pelo IFFluminense no  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2018-2022).

O documento apresenta as informações de forma simples e clara, com linguagem voltada para o cidadão, utilização de infográficos, tabelas e imagens para facilitar o entendimento do conteúdo, mantendo o formato de relatório integrado, que foi adotado desde o ano passado, por recomendação da Decisão Normativa N.° 178/2019, do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Dessa forma, a prestação de contas reforça o seu caráter de participação e controle social, bem como aumenta a capacidade de aprendizado da equipe gestora e a efetividade do Instituto na entrega de resultados para a sociedade”, ressalta a diretora de Planejamento Estratégico do IFF, Alline Morais, responsável pela estruturação do documento.

O reitor do Instituto, Jefferson Manhães de Azevedo, destaca a importância do relatório por apresentar a evolução e o conjunto de atividades desenvolvidas na instituição, e como os recursos financeiros foram aplicados. “É um instrumento de transparência pública por excelência e, naturalmente, de prestação de contas à sociedade de tudo o que nós fazemos, de tudo aquilo que está sob a nossa responsabilidade”.