IFF e IPHAN firmam Cooperação Técnica

por admin publicado 28/02/2013 10h55, última modificação 31/08/2023 12h47
O Termo de Cooperação Técnica entre o IFF e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foi assinado em 26 de fevereiro de 2013, na Sede da Superintendência do IPHAN-RJ.

O Termo foi assinado pelo Reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira, e pela Superintendente do IPHAN, Maria Cristina Lourenço Lodi, com a presença do Chefe do Escritório Técnico do IPHAN, Região dos Lagos, Ivo Matos Barreto Junior.

O acordo visa à implementação de núcleos do “Projeto Gestão Integrada do Patrimônio” nos municípios da Região dos Lagos e Norte/Noroeste Fluminense. Inicialmente, serão criados três núcleos regionais em Campos dos Goytacazes, Quissamã e São Pedro da Aldeia.

O programa tem como objetivo viabilizar a otimização da pesquisa, identificação, mapeamento, preservação, salvaguarda, valorização e difusão da memória social e do patrimônio cultural, aliados às atividades de ensino superior, técnico e profissionalizante, introduzindo servidores e, especialmente, alunos na execução prática das ações específicas propostas.

“O acordo é o resultado de uma aproximação que se iniciou em 2012, tendo em vista o fato de várias ações de extensão em desenvolvimento pelo IFF terem convergência com atividades desenvolvidas pelo IPHAN. Essa parceria vai promover a potencialização das ações”, destaca a Pró-Reitora de Extensão do IFF, Paula Aparecida Martins Borges Bastos.

O Núcleo Regional Campos dos Goytacazes vai trabalhar para o fortalecimento e ampliação das ações do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do IFF e Elaboração do Projeto de Restauração do Solar da Baronesa da cidade.

O Núcleo Regional Quissamã terá como objetivo o fomento a ações integradas do Centro de Memória Regional (IFF) e a Casa do Patrimônio de Quissamã (IPHAN-RJ e Prefeitura de Quissamã) tendo como foco a memória social e do trabalho, incluindo aquelas relacionadas à cultura da Cana de Açúcar e à Cia Engenho Central de Quissamã.

Já o Núcleo Regional São Pedro da Aldeia - Cabo Frio - terá como atividade a criação de acervo de memória regional através de inventário de conhecimento que contemple atividades de investigação histórica e identificação de universos simbólicos regionais, subsidiando a formulação de metodologia, roteiro e diretrizes fundamentais para redação de material didático de educação patrimonial para escolas.