Formação Inicial e Continuada

IFF e Prefeitura de Campos ofertam Curso de Empreendedorismo em Mídias Sociais Digitais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/10/2020 16h33, última modificação 31/08/2023 13h00
Curso de qualificação profissional será ministrado para 378 estudantes da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal.

Ao todo, participam 378 estudantes da Educação de Jovens e Adultos de 18 escolas municipais (Arte: Lionel Mota).

O Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Prefeitura de Campos dos Goytacazes irão ofertar o curso “Empreendedorismo em Mídias Sociais Digitais – Um novo formato para Qualificação Profissional em tempos de pandemia –” a estudantes da oitava e nona fases do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.

A articulação da EJA com a Educação Profissional, por meio do convênio firmado entre IFF e Prefeitura, visa a capacitar os estudantes para o uso de Mídias Sociais Digitais orientado à ação empreendedora.

O curso será ofertado pelo Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do IFF – que também fará a certificação , por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Os conteúdos foram organizados pelo grupo de trabalho da proposta e irão tratar de temas como Cultura Digital, Cidadania Digital, Mídias Sociais Digitais e Marketing Digital.

O início será na segunda-feira, 05 de outubro, e segue até o dia 04 de dezembro. Serão 165 horas, organizadas em 11 semanas de trabalho, com três blocos semanais de atividades. Ao todo, irão participar 378 estudantes. As inscrições foram realizadas pelas 18 escolas municipais envolvidas.

Elaboração:

A ação buscou construir um novo formato de curso para qualificação profissional, em tempos de pandemia. O desafio proposto, de acordo com Heise Arêas, coordenadora do trabalho, "foi a superação das dificuldades de acesso do público da EJA ao uso das tecnologias, tendo as próprias tecnologias como ferramenta para chegar a esses estudantes”, afirma.

Já pensando também na possível limitação de conexão à internet e de dispositivos pessoais, o conteúdo do curso foi planejado para ser acessado pelo celular, com uso mínimo de pacote de dados. O trabalho contou com uma equipe multidisciplinar, multicampi e interinstitucional para encontrar soluções para o projeto do curso que permitisse desconstruir e reafirmar conhecimentos e práticas pedagógicas e oferecer à sociedade alternativas para o exercício da cidadania dos estudantes por meio da inovação no processo formativo.

“A reflexão tomou como ponto de partida a premissa de que a inovação na educação está além dos recursos disponíveis", ressalta Arêas, "está nas novas possibilidades de uso das ferramentas, em entender o fenômeno educativo, seus significados e a diversidade de interações possíveis, partindo da análise das ferramentas disponíveis, em compatibilidade com o conhecimento a ser desenvolvido, assim como as características do público-alvo, para a preparação de atividades capazes de contribuir para a aprendizagem dos conteúdos em uma nova dinâmica de ensino mediado pelo uso de atividades remotas”, acrescenta.

Funcionamento do Curso:

Cada escola participante terá um professor da turma de EJA como coordenador local que será responsável pelo acompanhamento das ações, para a garantia da participação nas atividades e para o apoio às relações de aprendizagem entre a qualificação profissional e o currículo da EJA. Esse coordenador local será a ligação de cada unidade educacional com a coordenação geral para o feedback das ações desenvolvidas e o contato mais próximo com cada aluno.

A Secretaria Municipal de Educação também disponibilizará oito tutores para o suporte técnico das atividades em desenvolvimento que farão a mediação entre os estudantes e o ambiente virtual de aprendizagem, onde estão acessíveis os conteúdos produzidos pelos professores do grupo de trabalho.

Equipe de trabalho:

Heise Aires Arêas (Pró-reitoria de Ensino do IFF - Proen)

Saionara Rosa da Cruz (Diretoria de Políticas da Educação - Proen)

Breno Fabrício (Diretor do Centro de Referência do IFF - Proen)

Geórgia Maria Mangueira de Almeida (IFF Campus Pádua)

Fabrício Barros Gonçalves (IFF Campus Bom Jesus)

Henrique Rego Monteiro da Hora (Diretoria de Internacionalização e Inovação – Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF)

Thiago Tadeu (IFF Campus Guarus)

Ângelo Dias (IFF Campus Avançado São João da Barra)

Equipe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes