Covid-19

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/11/2020 13h54, última modificação 10/10/2023 13h03
Medidas instituídas pela Portaria N.° 681/2020 visam à segurança da comunidade acadêmica.
IFF estabelece Protocolos Específicos de Biossegurança para atividades presenciais essenciais

A manipulação e entrega de kits de alimentos para os estudantes está entre as atividades presenciais essenciais (Foto: Ascom Campus Itaperuna)

O Instituto Federal Fluminense publicou uma nova portaria com medidas que visam à prevenção e segurança de servidores e da comunidade escolar durante a realização de atividades presenciais pontuais que são necessárias ao suporte das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), previstas na Resolução Nº 38, de 27 de agosto de 2020, e à continuidade e manutenção das ações do IFF, neste período de pandemia da Covid-19. Os Protocolos Específicos de Biossegurança para as unidades da instituição foram estabelecidos pela Portaria N.º 681, de 05 de novembro de 2020.

O documento, que tem como base os Protocolos Gerais de Biossegurança instituídos pela Portaria N.º 628, de 02 de outubro de 2020, traz procedimentos a serem adotados, bem como os materiais e equipamentos de proteção individual necessários para a realização de diversas atividades presenciais, como serviço administrativo interno; atendimento na Assistência Estudantil e no Registro Acadêmico; distribuição de kits de alimentos e de chips para os estudantes; impressão, organização e entrega de material didático; sessões de licitação; entre outras.

O mapeamento das atividades essenciais e os protocolos de segurança sanitários foram definidos, junto aos campi do Instituto, pelo grupo de trabalho, designado pela Portaria N.º 587/2020, composto por representantes da Reitoria e demais unidades do IFF, do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), do Conselho Superior da instituição e da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Cargos e Carreiras dos Técnico-Administrativos em Educação (CISPCCTAE).

A portaria ressalta que a existência de um protocolo de biossegurança não significa a “volta da normalidade das atividades”, que o trabalho remoto não se constitui como uma exceção neste momento de pandemia e que os gestores e a comunidade escolar devem empreender esforços para que o máximo de atividades possíveis sejam realizadas de forma remota.

Acesse, abaixo, os protocolos específicos para cada uma das atividades mapeadas:

→ Procedimentos para realização de atividades administrativas internas

→ Procedimentos para realização de sessões presenciais de licitação

→ Procedimentos para recebimento de material entregue por fornecedores

→ Procedimentos de empréstimo de computadores a servidores e estudantes

→ Procedimentos para realização de suporte presencial de Tecnologia da Informação

→ Procedimentos para realização de atendimento na Assistência Estudantil

→ Procedimentos para realização de atendimento no Registro Acadêmico

→ Procedimentos para manipulação e distribuição de kits de alimentos

→ Procedimentos para organização e entrega de chips aos estudantes

Procedimentos para organização, entrega e devolução de livros didáticos

→ Procedimentos para impressão, organização e entrega de material didático