Apuração

IFF instaura sindicância para apurar possíveis atos de racismo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/11/2017 16h51, última modificação 31/08/2023 12h44
Atos teriam sido cometidos contra estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que participavam de evento nacional, no período de 07 a 09 de novembro, em Campos-RJ.
IFF instaura sindicância para apurar possíveis atos de racismo

Atos teriam sido cometidos no dia 08 de novembro de 2017 contra estudantes do IFMA, no Campus Campos Centro do IFF.

O Instituto Federal Fluminense instaurou abertura de sindicância com o objetivo de apurar atos de racismo, que teriam ocorrido no Campus Campos Centro, contra estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que participavam do III Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e grupos correlatos da Rede Federal (III Enneabi), realizado de 07 a 09 de novembro de 2017, sediado pelo IFFluminense.

A Portaria N.º 1659, de 13 de novembro de 2017, designa comissão que irá promover, no prazo de 30 dias, a apuração dos fatos, sendo constituída dos seguintes servidores: Sérgio Rangel Risso, presidente da comissão; Daniela Bogado Bastos de Oliveira e Aline dos Santos Portilho.

No dia 09 de novembro, estudantes do Instituto Federal do Maranhão e de outros institutos, incluindo do IFFluminense, realizaram um ato de desagravo a possíveis manifestações de racismo de que teriam sido vítimas os maranhenses no dia anterior, no Campus Campos Centro. Ainda na quinta-feira, integrantes da equipe gestora do campus e da Reitoria, assim como educadores maranhenses e integrantes da organização do III Enneabi se reuniram para discutir medidas a serem tomadas (relembre AQUI).