Notícias
Servidor
IFF institui Comissão de Segurança no Trabalho e de Avaliação de Periculosidade e Insalubridade
A Comissão se reunirá mensalmente (Imagem: Banco de Imagens do IFF)
A Reitoria do IFF, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Institucional e da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, instituiu a Comissão de Segurança no Trabalho e de Avaliação de Periculosidade e Insalubridade.
O objetivo é "promover um ambiente de trabalho saudável e seguro no IFFluminense, tanto por meio do controle e da melhoria do ambiente ocupacional quanto da prevenção de situações de trabalho que possam colocar em risco a saúde dos servidores", conforme a Portaria Nº 235, de 05 de maio de 2025, que estabelece as atribuições da comissão.
O responsável técnico será o engenheiro de segurança do trabalho, Bruno Sanches, que atuará em parceria com a Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho do IFF. Os membros da comissão foram nomeados pela Portaria Nº 73/2025. Todos possuem formação em Engenharia de Segurança do Trabalho ou Medicina do Trabalho.
Entre as atribuições da Comissão de Segurança no Trabalho e de Avaliação de Periculosidade e Insalubridade, estão:
√ Assessoramento técnico das gestões da Reitoria e dos campi em matéria de segurança do trabalho;
√ Análise e emissão de recomendações de situações de acidente de trabalho no âmbito da instituição;
√ Determinação de avaliações, estudos e perícias iniciais ou complementares em relação ao tema;
√ Determinação de interdição de locais que ofereçam risco grave ou iminente aos trabalhadores da instituição;
√ Orientação à Reitoria e aos campi na construção de mapas de riscos ambientais, Laudos Técnicos de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) e Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
Adicionais de Periculosidade e Insalubridade
Um outro ponto importante é que a comissão também passa a atuar como uma instância administrativa recursal para os resultados de pedidos de adicionais de periculosidade e insalubridade.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Jonis Manhães, a possibilidade de uma instância recursal para os pedidos de periculosidade e insalubridade era uma demanda recorrente e antiga dos servidores quando ocorriam negativas ou discordâncias em relação aos laudos e pareceres técnicos. “Agora, há uma instância formal e com número ímpar de profissionais, o que garante maior transparência e segurança nas análises”, destaca o gestor.
As reuniões da comissão serão realizadas uma vez por mês, de forma ordinária e, sempre que convocada pela Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho ou pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, de modo extraordinário.
O responsável técnico, Bruno Sanches, atua na Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho e está disponível para atendimento e orientação aos setores da área de Gestão de Pessoas dos campi todas as segundas-feiras, das 9h às 18h, e às terças e quartas, das 7h às 16h.