Notícias

Incentivo à Leitura

IFF investirá 450 mil reais em compra de livros para as bibliotecas dos campi

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/10/2025 17h50, última modificação 08/10/2025 10h47
Serão destinados 150 mil reais por ano, até 2027, para o programa permanente de aquisição de livros físicos.
IFF investirá 450 mil reais em compra de livros para as bibliotecas dos campi

Biblioteca do Campus Maricá (Foto: Divulgação/IFF)

 O Instituto Federal Fluminense, por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen), iniciou um programa permanente de aquisição de livros físicos com o objetivo de fortalecer o acervo das bibliotecas de todos os campi. Serão investidos 450 mil reais até 2027, com a destinação de, no mínimo, 150 mil reais por ano em recursos próprios da instituição. 

 A compra será realizada de forma simplificada, sem a necessidade de cotação, agilizando o processo; e os livros serão adquiridos diretamente com desconto sobre o preço de capa das editoras. 

 Os campi do IFF estão realizando o levantamento das suas necessidades e demandas. A orientação da Proen é para que sejam adquiridas as bibliografias básicas dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e livros de literatura, conforme os títulos de interesse da comunidade.  

📚 Fortalecimento das bibliotecas 

 De acordo com o pró-reitor de Ensino, Paulo Vidal, o investimento contínuo em livros vai além da ampliação do acervo bibliográfico e tem o propósito de fortalecer as bibliotecas como espaços dinâmicos de aprendizagem, convivência e integração.

 “Além de atender aos processos de avaliação dos cursos - que reconhecem a biblioteca como elemento central na qualidade do ensino -, reafirmamos nosso compromisso institucional com uma política permanente de acesso à informação e de incentivo à leitura, tanto técnica quanto literária e cultural, valorizando o prazer de ler como parte essencial da formação integral de nossos estudantes”, destaca Paulo Vidal.

 Biblioteca digital - também estão em andamento, na Pró-reitoria, estudos para investimentos em livros digitais a partir de 2026.