Notícias
Democratização do Acesso
IFF lança “Programa Redes Integradas” para ampliar o acesso de alunos da rede pública municipal aos cursos técnicos
Gestores do IFF e da Educação de Campos durante reunião de adesão ao Programa (Foto: Carlos Grevi - Ascom Campos)
O Instituto Federal Fluminense, por meio da Pró-reitoria de Ensino, lançou o Programa Redes Integradas. O principal objetivo é orientar, ampliar e facilitar o acesso de estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal aos cursos técnicos de nível médio ofertados pelo IFF, desde o período de inscrição até a matrícula.
Os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, que participam do Projeto Piloto do Redes Integradas, fizeram a adesão ao Programa durante reuniões realizadas entre o IFF e as secretarias municipais de educação.
Dentre os objetivos específicos do Programa Redes Integradas, estão:
✔️ Aumentar o número de inscrições de alunos da rede municipal nos processos seletivos do IFF;
✔️ Orientar e auxiliar os estudantes durante o processo de inscrição, corrigindo possíveis erros;
✔️Simplificar o processo de matrícula, fazendo com que os estudantes tenham acesso aos documentos necessários para efetivar a matrícula em tempo hábil;
✔️Criar um banco de dados que possibilite um melhor planejamento das políticas de acesso e das campanhas de ingresso de estudantes na instituição.
Para o pró-reitor de Ensino do IFF, Paulo Vidal, o programa tem tudo para se fortalecer e ser expandido a diversos municípios das regiões em que o Instituto está presente. “Nós vamos conseguir aumentar a quantidade de inscrições de estudantes oriundos da rede pública e, além disso, fazer com que as matrículas sejam efetivadas, para que a gente consiga ter um acesso concreto, que seja democrático e acessível a diversos públicos”, destaca Vidal.

Gestores do IFF e da Educação de Campos durante reunião realizada no dia 02 de dezembro (Foto: Carlos Grevi)
A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes, Tânia Alberto, ressalta que permitir que um aluno do 9º ano tenha mais informações sobre o IFF e um amparo para se inscrever abre muito mais portas e possibilidades. “A gente usa na secretaria um argumento muito interessante. Eu sempre digo: 'ninguém sonha com o que não sabe que existe'. Então, nosso primeiro passo é ensinar que aquilo existe e dizer 'sim, você pode sonhar com isso também, porque isso é pra todo mundo'. E esse é o princípio da equidade que a gente persegue tanto na educação básica”, pontua a gestora.
De acordo com o secretário de Educação de São João da Barra, Daniel Damasceno, o Programa representa um grande avanço, ao ampliar e democratizar o acesso a instituições públicas de qualidade como o Instituto Federal Fluminense. “A gente tem confiança de que essa ação vai alcançar um número de pessoas e, quem sabe, possa ser impactante e transformadora no futuro dos nossos jovens”.
O programa prevê, também, a realização de capacitações para os servidores das secretarias e escolas municipais, para que eles estejam aptos a orientar os estudantes durante o período de inscrição no processo seletivo e a fornecer as declarações e documentações necessárias para a matrícula.

Programa foi tema de reunião entre o IFF e a Secretaria de Educação de São João da Barra, em agosto (Foto: Ascom SJB)
Adesão ao Redes Integradas
A participação no Programa será por meio de adesão. Os municípios interessados devem enviar e-mail para a Pró-reitoria de Ensino do IFF, pelo endereço eletrônico proen@iff.edu.br. O Instituto também enviará um ofício para os municípios com informações sobre o programa e o convite para adesão.
Projeto Piloto
O Programa Redes Integradas foi implementado no Processo Seletivo para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio 2026 - 1º Semestre, por meio do projeto piloto com os municípios de Campos e São João da Barra.
A Pró-reitoria de Ensino já tem em mãos informações como o quantitativo de alunos inscritos por escola e município, número de inscrições confirmadas, incorretas e canceladas, além do perfil autodeclarado pelo candidato em relação às políticas de cotas, dado que será importante para indicar às escolas a documentação que o estudante precisará apresentar para fazer a matrícula, em caso de aprovação no processo seletivo.
Os relatórios e resultados dos estudantes serão compartilhados pelo IFF com as secretarias municipais de educação, para que possam desenvolver ações conjuntas e estratégias integradas de orientação educacional, apoio no processo de ingresso e divulgação, e acompanhamento de egressos.
No quadro abaixo estão disponíveis as informações das 10 escolas com o maior percentual de inscritos no Processo Seletivo 2026 - 1º Semestre. Em São João da Barra, de um total de 392 estudantes do 9º ano, distribuídos em 11 escolas, 118 realizaram a inscrição para o IFF, representando 30%. Já em Campos, são 1.604 alunos cursando o 9º ano do ensino fundamental, distribuídos em 39 escolas municipais. Destes, 276 se inscreveram no processo seletivo, com 23% de taxa de inscrição.
| Campos dos Goytacazes | São João da Barra | ||
| Escola | Inscritos (%) | Escola | Inscritos (%) |
| E. M. Profª Eleonora Silva Pinto | 61,19% | E. M. Manoel Ducas de Brito | 100% |
| E. M. Maria Antônia Pessanha Trindade | 45,83% | E. M. Luiz Gomes da Silva Neto | 52,38 % |
| E. M. Nossa Senhora Aparecida | 43,48% | E. M. João Flávio Batista | 52,17$ |
| E. M. Santa Maria | 41,46% | E. M. Domingos Fernandes | 37,93% |
| E. M. Doutor Luiz Sobral | 38,46% | Centro M. de Educação Avançada (CMA) | 37,93% |
| E. M. Albertina Azevedo Venâncio | 36,47% | E. M. Amaro de Souza Paes | 36,67% |
| E.M. Frederico Paes Barbosa | 35,71% | E. M. Chrisanto Henrique de Souza | 32% |
| E. M. Conselheiro Josino | 34,78% | Centro M. de Educação Avançada (CMA II) | 29,82% |
| E. M. Olavo Alves Saldanha Filho | 34,48% | E. M. Luiz Délio Mendonça | 26,67% |
| Ciep Brizolão 416 Wilson Batista | 31,91% | E. M. Elysio de Magalhães | 9,09% |
Para os diretores-gerais dos Campi Campos Centro e Campos Guarus, Carlos Boynard e Daniela Balduino, a parceria com as prefeituras também é importante para dar visibilidade aos campi e estreitar os laços com os possíveis alunos. “Acho que vamos ter bons frutos. É um programa extremamente interessante e os números identificam que precisa ter essa aproximação, e estamos muito confiantes de que tudo dará certo”, ressalta Boynard. “A gente oferece educação pública para esses estudantes, então fazer parte dessa parceria, poder integrá-los no nosso processo seletivo, desde a inscrição até o dia da prova e matrícula para que ele fique com a gente, é muito importante” afirma Daniela.