Notícias
Diploma
IFF passa a emitir Diploma Digital para Cursos de Graduação

Diploma oferece maior segurança e agilidade na emissão (Arte: Lionel Mota/IFF)
Resumo |
Diploma Digital vale para os estudantes que terminaram a graduação a partir de 1º de julho de 2025. |
Após a formatura, o diploma será enviado por e-mail. Não é necessário fazer requerimento. |
O concluinte deve verificar se o seu e-mail está atualizado no Suap. |
A validação e o registro do Diploma Digital podem ser consultados pelo Suap. |
Os estudantes que concluíram cursos de graduação do Instituto Federal Fluminense (IFF) poderão ter acesso ao seu diploma na palma da mão, em qualquer lugar, por meio de dispositivos eletrônicos como smartphones e tablets, por exemplo. A emissão do Diploma Digital vale para todos os alunos de graduação que se formaram a partir de 1º de julho deste ano, conforme estabelecido pela Portaria MEC Nº 70/2025.
O Diploma Digital é um documento emitido, registrado e armazenado integralmente por meio digital, com validade jurídica presumida pela assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Entre os principais objetivos da modernização do documento estão: √ agilizar a emissão; √ evitar episódios de fraude; √ diminuir custos com logística e impressão; √ aumentar o número de estudantes com acesso ao próprio diploma; e √ permitir que ele seja transportado e armazenado em diferentes dispositivos.
A implementação do Diploma Digital no IFF é fruto do trabalho conjunto da Diretoria de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso da Pró-reitoria de Ensino e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação. O módulo do diploma já está em funcionamento no Suap, aguardando a chegada dos processos dos campi para emissão dos primeiros Diplomas Digitais.
Diploma será enviado por e-mail, sem necessidade de requerimento
Após a conclusão do curso, o histórico e o diploma serão enviados por e-mail, em arquivo de formato XML, contendo os dados da instituição de ensino, registro do diploma, informações sobre o curso concluído e assinaturas digitais, entre outros.
De acordo com a diretora de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF, Rayanna Maciel, o prazo para emissão e registro do diploma é de 120 dias, podendo ser prorrogado por igual período. “Entretanto, com a agilidade e a desburocratização de procedimentos esperadas após o período de transição, o estudante terá maior celeridade no recebimento do seu diploma”, destaca Rayanna.
É importante que os concluintes verifiquem se o e-mail cadastrado no Suap está atualizado. Caso contrário, será preciso entrar em contato com o Registro Acadêmico do campus para atualização do e-mail no Q-Acadêmico.
Atenção! Para os estudantes dos demais cursos do IFF e para aqueles que concluíram o curso de graduação antes de 1º de julho de 2025, o diploma continuará sendo físico.
Representação Visual do Diploma Digital
Além do histórico e do diploma digital em formato XML, o estudante também receberá no e-mail cadastrado no Suap um link para acesso e download da Representação Visual do Diploma Digital (RVDD). Essa representação, que não possui valor jurídico, é composta pela mesma identidade visual utilizada nos diplomas físicos, com layout organizado e diagramação. Confira AQUI o modelo de RVDD.
Consulta e validação do Diploma Digital
A validação do diploma pode ser verificada no site do Suap, no endereço eletrônico https://suap.iff.edu.br/edu/diplomas_digitais/, que também pode ser acessado utilizando o QR Code ou o link disponível no canto inferior direito do verso do Diploma Digital enviado por e-mail, contendo a RVDD e o arquivo XML. Para isso, basta fazer o upload do arquivo XML referente ao diploma no site.
Além disso, também será possível consultar o registro dos diplomas, no endereço https://suap.iff.edu.br/edu/registroemissaodiploma_public/.
Para o ex-aluno e servidor do setor de Registro de Diplomas e Sistemas Acadêmicos, Jefferson de Souza Gomes, que integrou a equipe responsável pela implementação do Diploma Digital, o documento representa um avanço fundamental e traz benefícios significativos para o prosseguimento da vida acadêmica e profissional do estudante, pela agilidade na sua emissão.
“Enquanto instituição, ganhamos agilidade nos trâmites, diminuindo a burocracia, além de reforçar a segurança das informações. Com esse avanço histórico, aproximamos ainda mais o Instituto das melhores práticas do ensino superior brasileiro. É um orgulho participar dessa nova fase”, destaca Jefferson.
Em outubro deste ano, a Pró-reitoria de Ensino iniciará o processo para implementação do Diploma Digital para os Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, que será obrigatório a partir de 02 de janeiro de 2026.