IFF realiza audiência pública em Pádua

por admin publicado 03/10/2013 19h55, última modificação 31/08/2023 12h47
A audiência pública é uma etapa importante do processo de implantação do campus Santo Antônio de Pádua e marca o diálogo aberto entre instituição, poder público municipal e sociedade.

Cerca de 50 pessoas compareceram ao Teatro Municipal Geraldo Tavares André, em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, onde foi realizada a audiência pública de implantação do campus do IFF no município, no dia 02 de outubro de 2013.

Entre os pontos destacadas, a necessidade de se valorizar a formação técnica destinada aos setores de mineração, rochas ornamentais, setor moveleiro e agrícola, assim como meio ambiente. A comunidade participou com perguntas orais e escritas e as contribuições serão utilizadas como subsídios para tomadas de decisão, por exemplo, a escolha dos cursos a serem oferecidos e programas educacionais.

Com o objetivo principal de abrir um canal de diálogo com a comunidade, a audiência pública cumpriu seu papel com êxito. Estiveram presentes representantes de diversos segmentos econômicos, educacionais e públicos, assim como cidadãos interessados em conhecer o Instituto e as futuras possibilidades educacionais.  Verônica Andrade compareceu ao evento para saber o que o IFF irá oferecer para a comunidade. “Tenho filhos e sobrinhos e estamos com expectativas boas em relação a chegada do Instituto em Pádua”, disse.

A diretora do Instituto de Educação Santo Antônio (IESA), Maria José Silva Martins, enfatizou a importância de se ofertar uma educação ampla para que os jovens tenham um futuro melhor e deixou a sua contribuição ao sugerir que um dos cursos oferecidos seja na área agrícola. O tema, inclusive, foi de grande destaque durante a audiência e ganhou apoio de vários pessoas, por ser uma atividade tradicional na região. Os participantes também sugeriram cursos ou disciplinas voltadas para as áreas de fundição, solda, tornearia, eletricista e turismo rural.

“É preciso se preocupar não só com Pádua, mas com toda a região, trabalhando em conjunto com segmentos de outras cidades como a indústria moveleira em Itaocara e Aperibé que também precisa de formação de mão de obra. Temos que analisar as vocações de outros municípios para que o Noroeste seja progressivo”, sugeriu João Batista Fernandes Lopes, presidente do Sindicato de Extração e Aparelhamento de Gnaisses do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

As possibilidades de enviar sugestões não se encerraram com a audiência pública. A Reitoria do IFF criou o e-mail audiencia.padua@iff.edu.br pelo qual os interessados poderão enviar suas proposições.

Os gestores do IFF destacaram que o canal de diálogo foi aberto e será permanente, conforme ressaltou o reitor, Luiz Augusto Caldas, que participou da reunião de forma ativa, respondendo a todas as perguntas e esclarecendo dúvidas, juntamente com a equipe de pró-reitores de Ensino, Desenvolvimento Institucional e Administração, bem como a equipe da Diretoria de Expansão, responsável pelo acompanhamento das obras do novo campus.

“É através desse diálogo, das ponderações, das indagações, que vamos começar a dar os primeiros passos. Um Instituto Federal de Educação contribui para uma parcela significativa de jovens do Brasil, para a melhoria da qualidade da educação básica, para a formação do trabalhador ao estabelecer uma condição para que ele possa exercer sua cidadania. Contribui, também, para que as atividades produtivas locais tenham mão de obra qualificada, desenvolvimento de tecnologia e pesquisa, elevando as condições de trabalho e renda da população. Em Pádua, queremos fazer parte da história de vida das pessoas que vivem aqui, por isso, esse campus não pode ser construído sem a participação da comunidade. Conversa permanente e diálogo aberto são características do IFF”, disse.

O prefeito do município, Josias Quintal, também compareceu e ressaltou a importância da instalação de uma unidade do Instituto no município. “Nossa expectativa é que essa instituição, de fato, vai nos ajudar a fazer a diferença. Tenho certeza que quando o IFF estiver em funcionamento a cidade estará mais alegre porque a juventude estará se capacitando e se preparando para o futuro. Será motivo de muito orgulho”, afirmou.

Saiba Mais: O campus Santo Antônio de Pádua está sendo construído em uma área de 31 mil metros quadrados, no bairro aeroporto, próximo ao Fórum. A unidade vai contar com biblioteca, ginásio coberto, área de convivência, auditório, 12 salas de aulas, laboratórios e bloco administrativo.

De acordo com a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Ana Campinho, a previsão é de que o quadro de servidores seja formado com 70 docentes e de 45 a 50 técnico-administrativos. Dentro de três meses, o IFF deverá realizar concurso público e algumas destas vagas já estarão previstas.

As obras deverão ser concluídas até julho de 2014. Os cursos ainda serão definidos baseados em pesquisas realizadas no município e, também, com as contribuições da comunidade. Durante a audiência pública o pró-reitor de Ensino, Carlos Marcio Lima, apresentou as ofertas do Instituto, desde o Ensino Superior à Educação Básica. No campus Pádua, a expectativa, inicialmente, é de oferecer cursos técnicos. Atualmente, o IFF está presente no município através do Pronatec com o curso de Eletrotécnica.

Acesse AQUI a ata da audiência pública.

Veja AQUI mais fotos do evento.

Projeto do campus Pádua

(Publicada em 03/10/2013)