Notícias

Melhores práticas

IFF realiza mais uma etapa da Gestão de Riscos e Controles Internos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/08/2019 09h00, última modificação 31/08/2023 12h55
O processo se baseia na identificação, avaliação e gerenciamento de riscos que possam impactar no alcance dos objetivos estratégicos propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022.
IFF realiza mais uma etapa da Gestão de Riscos e Controles Internos

Entre os objetivos está a a otimização de ações em um ambiente de incertezas e de recursos limitados, de forma a cumprir da melhor maneira a missão institucional.

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) dá mais um passo rumo à adoção de melhores práticas de Gestão de Riscos e Controles Internos. Nesta nova fase, depois de mapeados os processos na Reitoria, por meio do Escritório de Processos e Projetos Estratégicos (EPPE), será realizado o levantamento de riscos nos pontos que foram identificados como críticos. Esse trabalho será apoiado pelo Núcleo de Gestão de Riscos (NUGER) que atua como assessoria especial no assunto.

 Depois de mapeados os riscos no âmbito da Reitoria, a próxima fase será instituir os gestores de riscos em todas as unidades do IFFluminense para que o trabalho seja estendido também aos campi. Na primeira etapa, iniciada em 2018, foram definidas a Política de Gestão de Riscos e as instâncias de apoio à implementação das condutas pactuadas.

 O IFF estabeleceu sua Política de Gestão de Riscos com base na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016 que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal - e nas necessidades institucionais, buscando como princípio geral a adoção das melhores práticas de Gestão de Riscos, num processo estruturado que se baseia na identificação, avaliação e gerenciamento de riscos que possam impactar a consecução dos objetivos estratégicos propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022.

 “A gestão de riscos impacta positivamente no funcionamento do IFF de modo geral, pois o sucesso na sua implementação deverá resultar em razoável segurança quanto ao alcance dos objetivos estratégicos da instituição dispostos no PDI 2018-2022. Deverá igualmente apoiar um diálogo entre os servidores e gestores sobre a natureza do risco e como podemos melhor atuar em um ambiente de incertezas e de recursos limitados, de forma a cumprir nossa missão institucional”, destaca a diretora de Planejamento Estratégico e coordenadora do Núcleo de Gestão de Riscos, Alline Morais.