Visita Técnica

IFF recebe visita de gestores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC

por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/02/2022 19h46, última modificação 10/10/2023 13h12
Comitiva percorreu diversos campi do Instituto, entre eles a nova unidade de Itaboraí, que está em fase de conclusão de suas obras para inauguração nos próximos meses.

O Campus Itaboraí foi o ponto de partida da visita dos gestores

O Instituto Federal Fluminense (IFF) recebeu, nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, dirigentes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação para conhecer de perto o trabalho desenvolvido e demandas apresentadas pelos campi Avançado Maricá e Avançado São João da Barra e os campi Itaboraí, Campos Guarus e Campos Centro, além do Polo de Inovação do IFF.

Com sua sede em fase de conclusão das obras, o Campus Itaboraí foi o ponto de partida da visita do secretário substituto de Educação Profissional e Tecnológica, Kedson Raul de Souza Lima, e do gerente de projetos Fabio de Medeiros Souza, acompanhados do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, entre outros gestores do Instituto. A comitiva percorreu os diversos blocos da nova unidade, que tem previsão de ser inaugurada em dois meses, com a proposta de atender, além da população de Itaboraí, outros oito municípios no entorno.

"A visita foi excepcional. Muitas vezes temos a visão no papel e é justamente quando estamos in loco que percebemos com mais clareza o fruto de tanto trabalho, das discussões e das necessidades que têm sido atendidas. A ideia é aproximar nossa visão enquanto gestores do Ministério da Educação com aquilo que o Instituto tem realizado, dentro da perspectiva de verificar o que ainda precisa ser feito para que possamos colocar para funcionar, o mais breve possível, toda essa estrutura de ensino e educação profissional para a população", destacou o secretário substituto.

Itaboraí tem inauguração prevista para abril

Segundo o diretor-geral do Campus Itaboraí, Vicente Oliveira, foi uma visita de fundamental importância no sentido de tentar viabilizar questões que dependem da Setec, como composição do quadro de servidores e do custeio para cobertura das despesas do campus.

"Nossa expectativa é de início do funcionamento a partir de abril, com oferta de cursos presenciais e a distancia para a comunidade, sendo eles num primeiro momento de curta duração, em áreas como Energia, Meio Ambiente e Química, já pensando nos cursos técnicos de nosso itinerário formativo. Há também a oferta de pós-graduação a distância, vinculada ao nosso eixo central, que é Energias e Sustentabilidade. Apesar de estarmos em Itaboraí, esse é um campus com um raio de atuação grande, incluindo os municípios de Cachoeira de Macacu, Rio Bonito, Guapimirim, Silva Jardim, Tanguá, Magé, São Gonçalo e até mesmo Maricá, em que a atuação e planejamento serão de forma conjunta com o Campus Maricá, para oferta de cursos diferentes pelos dois campi, que possam cobrir espaços em aberto", disse Vicente Oliveira.

Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, a visita da Setec é uma grande oportunidade de o Instituto mostrar, dentro da diversidade da Rede Federal, como é atuação no contexto do interior do Estado do Rio.

"Nossa unidade de Itaboraí está perto de ser inaugurada, mas ainda tem uma série de demandas, e estamos mostrando a eles importância que a educação profissional e tecnológica terá na vida daqueles que moram nesse município e em seu entorno. Também estamos percorrendo todo o Instituto para mostrar os nossos campi avançado, pois há uma oportunidade, no Ministério da Educação, de alçá-los a uma condição que possibilite ter o dobro de técnicos-administrativos e de professores em seus quadros, ampliando em muito suas possibilidades de atuação. Esse é um momento muito esperado por nós e tenho certeza que os gestores da Setec vão levar para Brasília uma percepção muito importante de como é a diversidade da Rede Federal que está se reconfigurando aqui no Rio de Janeiro", explicou o reitor.

Ampliação do quadro de servidores

Após a vista a Itaboraí, os gestores estiveram no Campus Avançado Maricá, cuja sede definitiva foi inaugurada em 2019 e, agora, aguarda análise do Ministério da Educação para ser transformado em campus pleno, com aumento de sua estrutura e da oferta de cursos.

"Estamos passando pela possibilidade de mudança de status do campus. Hoje, como campus avançado, temos 20 docentes e 13 técnicos-administrativos. Temos a chance de passarmos a contar com o dobro disso. A visita dos representantes da Setec traz a possibilidade de mostrarmos como nosso espaço está preparado para essa mudança e para avançar na oferta de cursos, tanto em áreas que já temos disponibilidade, quanto em outras que estão em estudo de demanda na região", afirmou o diretor-geral do Campus Avançado Maricá, Emerson Brum Bittencourt.

A agenda de visitas dos gestores da segue até a tarde desta terça-feira, 22 de fevereiro, em Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!