Solidariedade

IFF Solidário realiza ações com pessoas em situação de rua e crianças de unidade de acolhimento

por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/12/2023 17h14, última modificação 21/12/2023 17h16
Servidores da Reitoria organizaram lanche e entrega de kits no Centro Pop e na Unidade de Acolhimento Aconchego, em Campos-RJ.

Kits escolares foram doados a 25 crianças (Foto: Tiago Quintes/IFF).

No Dia Mundial da Solidariedade Humana, servidores da Reitoria do Instituto Federal Fluminense (IFF) organizaram duas atividades com doações recebidas por meio do IFF Solidário, em Campos-RJ.

Pela manhã, a equipe participou de almoço com 60 pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop) da Prefeitura de Campos, contribuindo com tortas e refrigerantes.

Na parte da tarde, foram à Unidade de Acolhimento Aconchego, em Guarus, que atende a 31 crianças de 0 a 17 anos. Foram doados 25 kits escolares e 25 de higiene para as crianças em fase escolar. “Nós levamos cosméticos, shampoo, condicionador e sabonete. Para os menores, nós montamos kit para bebê com shampoo, sabonete e uma toalha”, explica a pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF, Cátia Viana, acrescentando que também foi feito um lanche com cachorro-quente, bolos e sucos.

O IFF Solidário é uma iniciativa do Instituto, com o apoio da Fundação Pró-IFF, que nasceu frente às graves consequências sociais e econômicas da pandemia de Covid-19 que ampliaram a situação da fome no Brasil.

"Este ano decidimos nos aproximar mais das pessoas a serem atendidas, e houve um grande envolvimento de colegas servidores, de estagiários e estudantes", conta Cátia. "As ações solidárias têm um papel pedagógico no IFF, para toda a sua comunidade, porque por meio delas podemos dedicar nosso tempo, nos apropriar das diversas e difíceis realidades da sociedade e, assim, edificar nossa empatia e humanidade", finaliza.

Equipe do IFF e do Abrigo Aconchego (Foto: Tiago Quintes/IFF).

(Equipe do IFF e do Abrigo Aconchego (Foto: Tiago Quintes/IFF))