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Formação de Professores

IFF tem projetos selecionados pelos programas Pibid e Residência Pedagógica

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 25/05/2020 11h13, última modificação 31/08/2023 12h59
São no total 144 bolsas, destinadas a estudantes de licenciatura, para os dois projetos do IFFluminense escolhidos. A iniciativa busca qualificar a formação de professores da educação básica.
IFF tem projetos selecionados pelos programas Pibid e Residência Pedagógica

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) está entre as Instituições de Ensino Superior (IES) de todas as regiões brasileiras aprovadas na seleção para participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica. A publicação do resultado final foi feita no Diário Oficial da União de sexta-feira, 22 de maio.

 Os projetos do IFF foram enviados para submissão aos programas em janeiro de 2020, pela Pró-reitoria de Ensino (Proen). No Instituto, a Residência Pedagógica será coordenada pela professora doutora Ingrid Rangel; e o Pibid terá coordenação do professor doutor Franz Viana Borges.

 Foram disponibilizadas ao todo 144 bolsas para os dois projetos do IFFluminense selecionados. “Essas bolsas serão para estudantes de licenciatura dos primeiros anos e para os últimos anos. Haverá um edital para seleção dos bolsistas que realizarão seus projetos nas escolas municipais e estaduais que também serão selecionadas pela Capes”, explica a diretora de Desenvolvimento Pedagógico do IFF, Cátia Brito Viana.

 Em todo o país, 500 projetos institucionais foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Cada programa oferece 30.096 bolsas que beneficiarão mais de 60 mil alunos de licenciatura. Concorreram 564 propostas de 302 instituições de ensino superior.

 A formação de alunos de licenciaturas faz parte da meta 16 do Plano Nacional de Educação, relativa à formação de professores da Educação Básica. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano 60% das vagas foram destinadas aos cursos de Pedagogia, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Naturais, áreas onde há maior déficit de formação de professores. Na última edição, foram beneficiadas mais de 4,2 mil escolas de 1.400 municípios.

 Segundo a Capes, devido às restrições sugeridas pelos órgãos de saúde por causa da Covid-19, os projetos foram analisados por uma comissão de consultores externos temporários que trabalharam de forma virtual, mas seguindo todos os critérios estabelecidos nos editais.

 Os programas
 O Pibid e a Residência Pedagógica são destinados a alunos de licenciatura. O primeiro oferece aos bolsistas que estão na primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

 A Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica.

 As secretarias de Educação dos municípios que foram indicados pelas IES poderão escolher as escolas em que desejam que os programas atuem. Para isso deverão, a partir de 01 de junho, acessar a Plataforma Capes de Educação Básica para preencher as informações de acordo com as orientações que serão remetidas pela Coordenação às respectivas secretarias.

 Acesse as listas do resultado final dos projetos selecionados nos editais Nº 1 e Nº 2 de 2020:
 Resultado final Pibid
 Resultado final Residência Pedagógica

 (Com informações da Capes, de Brasília)