IFF vai debater arte e educação

por admin publicado 04/09/2013 13h35, última modificação 31/08/2023 12h47
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Câmara de Arte e Cultura vão realizar o Seminário de Arte e Educação do Instituto Federal Fluminense, no dia 10 de setembro, no campus Macaé.

Ao longo dos séculos, a humanidade manifesta sua arte de diversas maneiras e aprimora sua técnica através da busca e transmissão do conhecimento. Um processo educativo que encontra no ambiente escolar local propício para intensificar essas formas de saberes e de expressão.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) já é conhecido e reconhecido pelo ensino e pela arte que produz, seja através de dança, canto, teatro, entre tantos outros trabalhos desenvolvidos por alunos e servidores dos campi.

Para fomentar ainda mais a relação entre arte e educação, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura lançou em 2013 o edital do Programa de extensão “Arte no Campus”, mas a comunidade pediu mais e, assim, nasceu a ideia do Seminário de Arte e Educação do IFF.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, “discutir arte e educação tem sido um tema bastante reivindicado e abordado nas reuniões da Câmara de Arte e Cultura surgindo, assim, a proposta deste Seminário para ampliar o debate e contar com a participação de mais servidores e alunos interessados”.

Para muitos, pode soar estranho um ambiente técnico e tecnológico como o IFF, com suas máquinas e pesquisas racionais, envolver a sensibilidade necessária a um artista, entretanto, arte e técnica têm uma longa trajetória e, unindo-as, está a educação.

“É importante lembrar que técnica e arte sempre andaram juntas. Para os gregos, fazer arte era possuir techne: técnica. Transformar técnica e arte em ações opositoras é criar uma falsa dicotomia. Os Institutos tem como finalidade formar profissionais cidadãos e a arte, além de fazer parte do currículo dos cursos técnicos integrados, possui grande potencial de formação do indivíduo em sua totalidade”, diz Paula.

A arte também tem contribuído para estimular e reforçar a integração entre os campi e, a partir do Seminário, a expectativa é de, não só ampliar o debate, como sensibilizar servidores e alunos para as possibilidades da arte como atividade interdisciplinar.

Sendo assim, com o pensamento do escritor teatral Alcione Araújo, a pró-reitora Paula reforça o papel da união entre educar e fazer arte: "Educar não é apenas qualificar para o emprego, nem arte é apenas adorno que aguça a sensibilidade. Há uma dimensão humana que, sem educação e cultura, nada agrega como experiência coletiva, nem alcança a plenitude como experiência individual capaz de discernir e ser livre para escolher. E, sem isso, não podemos dizer que somos realmente humanos."

Veja abaixo a programação:

Folheto Arte e Educação

(Publicada em 04/09/2013)