Rumo ao 5

IFF vai passar por Recredenciamento Institucional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/06/2023 17h52, última modificação 31/08/2023 13h17
Ministério da Educação (MEC) vai avaliar a oferta dos cursos superiores presenciais do Instituto.
IFF vai passar por Recredenciamento Institucional

Avaliadores do MEC farão visita in loco virtual no início de agosto (Arte: Julio Negri/IFF).

O Recredenciamento Institucional é uma ação do Ministério da Educação (MEC) para renovar o credenciamento da instituição de ensino de forma a se manter apta a continuar oferecendo cursos superiores.

Por meio da análise de extensa documentação e visita in loco, o Ministério realiza uma avaliação criteriosa de todos os recursos materiais e humanos dos cursos ofertados. “É a forma que o MEC supervisiona a oferta dos cursos superiores e reconhece a qualidade em todos os âmbitos avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem o objetivo de analisar as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes”, explica Rayanna Maciel, procuradora institucional do IFF.

O processo é obrigatório, e o envolvimento de servidores e estudantes é fundamental para uma boa avaliação, já que o Ministério conversa com diretores, coordenadores, professores, técnico-administrativos e alunos. Este ano, a avaliação in loco no IFF será virtual, no período de 02 a 04 de agosto.

“O MEC fará um tour virtual pelo Campus Campos Centro, unidade selecionada para a avaliação, para conhecer as instalações, salas de aulas, laboratórios, etc. É uma forma de supervisão para se certificar da qualidade dos cursos”, acrescenta Rayanna. “E o resultado positivo permite ao IFF continuar ofertando seus cursos”, diz.

A Procuradoria Educacional Institucional está iniciando, agora no mês de junho, uma campanha em todos os canais de comunicação do IFF para conscientizar a comunidade acadêmica da importância deste processo, bem como explicar o que é o recredenciamento e sensibilizar servidores e estudantes a conhecerem e participarem ativamente da melhoria de seus cursos.

No último recredenciamento, que acontece periodicamente a cada sete anos, geralmente, o Instituto recebeu a nota quatro. Para este ano, o objetivo é alcançar a nota máxima, cinco.

“A participação da comunidade é fundamental na melhoria da qualidade dos cursos, por exemplo, o desempenho dos estudantes nas provas do Enade e no preenchimento das autoavaliações institucionais e de curso promovidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). É esse movimento que a comissão do MEC irá avaliar”, enfatiza Rayanna. “Assim, é possível analisar se as políticas desenvolvidas atendem às necessidades e visam à melhoria da qualidade dos cursos da nossa instituição. O IFF transforma vidas, tem muita história para contar e ações para evidenciar. A nossa meta é mostrar isso aos avaliadores”, finaliza.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!