IFF e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas firmam parceria para pós-graduação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/07/2019 18h04, última modificação 31/08/2023 12h55
O foco principal da reunião realizada foi formalizar o termo de cooperação entre as instituições.
IFFluminense participa de encontro com Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

IFFluminense participa de encontro com Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Foto: Deborah Miranda/CBPF)

Representantes do Instituto Federal Fluminense e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) participaram de um encontro, no dia 17 de julho. O objetivo foi formalizar o termo de cooperação entre as duas instituições, principalmente no que diz respeito à pós-graduação. Essa ação se iniciou a partir de uma visita do reitor do IFF, Jefferson Azevedo, e do pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Paulo, às instalações do CBPF, localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano.

O Centro é um instituto reconhecido internacionalmente por sua excelência na área de pesquisa e pós-graduação em Física, conta com laboratórios especializados e tem como principal objetivo promover a investigação científica.

A parceria viabiliza o desenvolvimento de um programa de pós-graduação em Instrumentação Científica no IFF. Além disso, o termo assinado pelas duas instituições prevê a realização de pesquisas, eventos, projetos, visitas técnicas e cursos presenciais.

De acordo com a diretora de Pós-graduação do IFF, Simone Vasconcelos, "essa parceria será de grande importância e muitas realizações, onde projetos serão elaborados através da integração entre docentes e discentes das duas instituições".

Durante o encontro, as equipes participaram de palestras e visita técnica. Pelo CBPF, o professor Ivan Oliveira falou sobre o Centro; também fizeram uma apresentação o professor Alexandre Mello de Paula, da Coordenação de Pós-graduação e do Mestrado Profissional do CBPF; e o professor Marcelo Albuquerque, do Núcleo de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro (Nitrio). Pelo IFF, Simone apresentou a instituição.  As atividades se encerraram com a visita técnica aos laboratórios do CBPF. Também estivem presentes coordenadores e docentes de cursos de pós-graduação do IFF.