Notícias
Inclusão
IFFluminense realiza segunda edição do seminário Capacitar para Incluir
Cerca de 250 pessoas participaram do evento.
A segunda edição do seminário Capacitar para Incluir foi realizada na última sexta-feira, dia 6 de junho de 2025, no auditório do Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF). Promovido pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis (Proen), o evento reuniu professores, estudantes, familiares e profissionais das áreas da educação e da saúde para discutir temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
Com uma programação diversificada e voltada à promoção da inclusão, o evento teve início com a participação da pró-reitora de Políticas Estudantis, Márcia Chrysóstomo. Em sua fala de abertura, a pró-reitora destacou a importância de ações que ampliem a empatia e o respeito às diferenças no ambiente escolar. “Mais do que capacitar, queremos sensibilizar nossa comunidade acadêmica sobre a importância da escuta, do acolhimento e da valorização das potencialidades de cada indivíduo”, afirmou.
A programação contou com a mesa-redonda “Conversando com o especialista” que reuniu profissionais com ampla experiência na área. A neuropediatra Nathália Morigutti apresentou atualizações científicas sobre o autismo; a pediatra do desenvolvimento Laura Carvalho Mansur falou sobre as comorbidades associadas ao TEA; e a psicopedagoga Odila Mansur abordou os desafios e perspectivas da vida adulta para pessoas autistas.
O seminário também proporcionou um espaço de troca entre os participantes, que puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas com base em evidências e práticas consolidadas. "O evento representa um momento essencial de diálogo e formação, além de fortalecer a rede de apoio necessária para que possamos promover, de fato, uma educação inclusiva”, ressaltou Odila.
A proposta do Capacitar para Incluir está alinhada à política institucional do IFF de ampliar os espaços de formação continuada voltados à inclusão e ao atendimento das necessidades específicas de estudantes com deficiência. A expectativa da Proen é que o seminário se consolide como uma ação permanente no calendário da instituição.