Notícias
Implantação de Parque Tecnológico
O Conselho Deliberativo da TEC Campos – Incubadora de empresas do Norte-fluminense – concretizou na noite de terça-feira, 15 de julho de 2014, mais um passo para a implantação do Parque Tecnológico do Norte-fluminense. Um Plano de Trabalho elaborado por uma Comissão Interna foi apresentado aos representantes das instituições parceiras bem como a minuta do Convênio de Cooperação a ser firmado, inicialmente, entre IFFluminense, Uenf, Firjan, Fundenor, Faetec, Acic, Fenorte, UFF, Sebrae e Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Existe a expectativa de que outras empresas/instituições integrem o grupo.
Uma proposta inicial é de que o Convênio seja assinado no dia 27 de agosto de 2014, durante a feira “Mostre-se”, que acontece no IFFluminense, campus Campos Centro, reunindo mais de 60 empresas. A proposta será levada à Comissão Realizadora do evento.
Há alguns anos, discute-se a possibilidade e necessidade de implantação de um Parque Tecnológico no município, e o avanço nas discussões foi recebido com satisfação pelos integrantes da TEC Campos que vislumbram um futuro promissor.
“A construção do Parque Tecnológico está em sintonia com a política nacional de inovação e reforça o papel de cada uma das instituições participantes, que é cumprir e trabalhar na direção do desenvolvimento local. Enquanto IFFluminense, temos procurado ampliar a cultura do empreendedorismo e essa proposta tem nosso total apoio e participação”, destacou Luiz Augusto Caldas, reitor do Instituto e presidente do Conselho Deliberativo.
Também presente na reunião, o reitor da Uenf, Silvério de Paiva destacou que a parceria entre instituições públicas e privadas e o trabalho coletivo são o caminho certo para que a ideia se concretize. “Apoiamos, aprovamos e participaremos desse projeto”, disse.
Parque Tecnológico – O Parque Tecnológico do Norte-fluminense oferecerá ambientação necessária para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação integrando o conhecimento desenvolvido nas instituições com as demandas das empresas. Serão desenvolvidos programas, projetos, estudos e serviços técnicos de forma integrada em âmbito regional. De acordo com o Plano, o parque terá como foco os seguintes setores de atuação: Agropecuária, Energia e Engenharias / TI.
Segundo Ronaldo Paranhos, presidente do Conselho Diretor da TEC Campos, a expectativa é de que nos próximos dois anos, o Parque Tecnológico já apresente uma estrutura mínima para funcionamento. “A construção de um parque tecnológico envolve três fases distintas: o projeto, a implantação e a operação. O Convênio, que é o nosso projeto, vai permitir a implantação do parque para que sua operacionalização comece em 2016”, explicou.
Uma característica diferenciada da proposta é que o Parque terá diversos polos. O polo administrativo será na Uenf, que também terá um Laboratório de Certificação de Cerâmica e Materiais de Construção, já em etapa final de construção. Outro braço do Parque deverá ser na Faetec, na própria TEC Campos e no IFF, no Polo de Inovação a ser implantado no campus Rio Paraíba do Sul/Upea.
“Todas as ações de pesquisa e inovação do IFF serão vigoradas com a implantação do Parque Tecnológico. Teremos possibilidades de estágio, de difusão da cultura do empreendedorismo, bem como aproximar a instituição das empresas, das indústrias, desenvolvendo a pesquisa aplicada”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira.
IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em 16/7/14)